Na Argentina, cirurgia inédita salva bebê dentro da barriga da mãe

Por: Camila Hungria

Ao completar 5 meses de gestação, Noelia Ortega recebeu uma notícia inesperada durante um ultrassom de rotina: seu bebê estava com um problema de malformação no coração e poderia não sobreviver.

Felizmente essa história tem um final alegre: um time de médicos especialistas se reuniu para realizar a cirurgia corretiva inédita no bebê ainda dentro da barriga da mãe.

“Eles explicaram que alguns bebês com este problema nunca nascem, e outros nascem e morrem. Os médicos começaram a consultar peritos de outros países (Brasil e EUA) e concluíram que a cirurgia poderia ser feita”, disse Noelia.

A operação, a primeira intervenção cirúrgica no coração de um bebê ainda dentro da barriga de sua mãe, foi realizada, com sucesso, em dezembro de 2015, quando o bebê, que se chamará Victorio, completou 30 semanas.

O parto está marcado para o dia 2 de fevereiro, e Victório ainda precisará passar por outra cirurgia para corrigir a malformação, mas o pior já passou e mamãe e bebê, agora, se preparam para o momento do nascimento.

“Eu sou muito grato a todos os médicos. Graças a eles sabemos que agora meu filho tem uma chance de viver”.

Fonte: o Clarín