Na da zona leste de São Paulo, pais também fazem pré-natal
Na região de Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo, os futuros pais também fazem pré-natal. Preocupadas em envolver os homens no processo de gestação e nascimento, as equipes de saúde da área oferecem exames, acompanhamento e orientações, com o objetivo de estreitar os laços de paternidade e de prevenir os bebês de doenças como sífilis e HIV.
A exemplo do atendimento de pré-natal realizado em toda rede municipal de saúde, após o teste positivo de gravidez, a gestante atendida em uma das 12 unidades básicas de saúde (UBSs) de Ermelino Matarazzo é cadastrada, realiza exames laboratoriais e de imagem, recebe orientações e passa por consultas médicas, mas com uma novidade: as unidades oferecem um convite especial para que o pai participe ativamente dos cuidados com a gestação.
No pré-natal do pai, são realizados exames de sangue de sorologia para HIV, sífilis, hepatite B e C e também avaliação da saúde bucal. Os homens participam de aconselhamento individual e das atividades de orientação sobre o processo de gravidez e sobre os cuidados com o recém-nascido. Outra iniciativa é que são convidados a acompanhar as consultas de rotina da gestante.
- Os sintomas de pré-eclâmpsia e como prevenir a complicação
- Inseminação artificial caseira se populariza no País; veja riscos
- HIV não parou minha vida: ‘Casei, sou mãe, escrevi um livro, sou bem sucedida’
- Brasil tem 360 mil casos de sífilis em 36 meses; veja os sinais
Além da prevenção de doenças, as atividades de orientação e a possibilidade de acompanhar o atendimento de pré-natal da mulher ajudam a desenvolver laços afetivos mais intensos do pai com o bebê, o que pode reduzir situações como abandono e violência doméstica. “Um dos momentos de mais emoção é quando eles vão à consulta e escutam o coração do bebê. Muitos até choram. É uma oportunidade importante de contato com a criança”, explica a gestora da UBS Pedro de Souza Campos, Cristiane Pereira Raimundo.
Via Prefeitura de São Paulo