Na Itália, quem for a escola de bicicleta ganha bônus nas notas
Os alunos da escola de ensino médio Liceu Antonio Meucci desenvolveram um projeto que melhora as notas dos alunos que usam a bicicleta como meio de transporte. A escola está localizada cidade de Aprilia, a 30km de Roma.
Criado por um estudante, o programa Bike Control conta com um dispositivo que, fixado à bicicleta dos alunos, registra a data, o horário e a distância do percurso realizado.
Além disso, um sistema exclusivo feito em parceira com a Universidade La Sapienza, em Roma, calcula a quantidade de gás carbônico que deixa de ser emitida à atmosfera quando se troca o automóvel pela bicicleta.
- Vagas para oficinas culturais gratuitas online em Rio Grande da Serra
- Projeto arrecada bicicletas para crianças em Goiás irem à escola
- Alunos que usam bike ganham pontos extras em escola na Itália
- Projeto “Bicicleta na Escola” incentiva o uso da bicicleta pelas crianças
Para ganhar pontos, os estudantes devem usar a bicicleta no mínimo 3 ou 4 vezes por semana. “Poder quantificar a própria contribuição ao meio ambiente é gratificante, mas o importante não é o número de quilômetros percorridos, mas o uso frequente da bicicleta”, disse Catalli a BBC.
O diretor da escola, Antonio Perrone, disse que o principal objetivo do programa é conscientizar os estudantes sobre a relevância ecológica de se usar a bicicleta em vez do carro. E oferecer uma recompensa pode ajudar.