Neste Enem, ajude uma mãe cuidando do seu filho no dia da prova
Há um ano a jornalista Fernanda Vicente, inspirada por uma corrente de solidariedade, fazia uma postagem em seu perfil no Facebook oferecendo ajuda para mães que iriam prestar o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio e não tinham com quem deixar os filhos enquanto faziam a prova.
A adesão e o interesse de outras mulheres foram imediatos e a partir daí, voluntárias de várias regiões do país começaram a surgir querendo também ajudar. Nascia, assim, o Mães no Enem.
Em menos de 24 horas, o projeto ganhou repercussão nacional. Para organizar e tornar viável a ideia, foi criada uma página no Facebook com uma lista de voluntárias, dividida por estados e cidades. O Mães no ENEM também passou a contar com a assistência jurídica da advogada Ana Carolina Moreira Bavon, fundadora da Feminaria – uma rede colaborativista exclusivamente feminina com sede em São Paulo.
E para continuar essa ação, uma vez que o Enem novamente se aproxima, o projeto está com inscrições abertas para mulheres que desejam ser voluntárias e para mães que necessitam de auxilio nos dias da prova.
Como funciona
O projeto promove a aproximação entre as mães e as voluntárias pré cadastradas. A mulher que decide se voluntariar no projeto solicita uma ficha de inscrição e, após preenchida, envia juntamente com cópia de documentos e comprovante de residência. Toda documentação é mantida em sigilo pelo projeto.
Quando firmada a parceria entre mãe e voluntária, o projeto encaminha o termo de responsabilidade para as partes envolvidas assinarem. Cada parte fica com uma cópia, incluindo o projeto.
Para se cadastrar como voluntária ou solicitar auxílio como mãe estudante, é necessário entrar em contato pelo e-[email protected]. Todas as informações serão fornecidas por esse canal de comunicação.