O melhor curso de férias para as crianças? Brincar!
As aulas acabaram e as escolas e creches preparam-se para fechar. O pesadelo de muitos pais: onde deixar as crianças? Ou, mais do que isso, o que fazer para não descuidar na sua educação e ao mesmo tempo as manter entretidas e ocupadas?
Na cidade de São Paulo, por exemplo, existem muitas possibilidades e com diferentes valores, desde colônia de férias a grupos de estudos. Mas o conselho dos especialistas é outro: não planejar muito e deixar os pequenos brincarem. Só isso.
Um grupo de psicólogos da Universidade do Colorado acaba de publicar um novo estudo em que defendem que brincar sem limites é um dos melhores valores educacionais que os adultos podem proporcionar às crianças.
- 7 soft skills que são essenciais para você ter no currículo se quiser um trampo melhor
- Como otimizar o tempo para aumentar a produtividade e o bem-estar?
- Mala de mão: qual é a melhor opção para próxima viagem?
- Cia Bambuzal promove encontros lúdicos e poéticos para crianças e famílias no Espaço de Brincar do Sesc São Caetano
Quanto mais tempo as crianças passarem, durante o seu tempo livre, em atividades estruturadas e supervisionadas, pior será a sua capacidade de trabalhar de forma produtiva e autônoma. Ou seja, brincar de forma livre e descobrir coisas novas é um terreno fértil que permite aos mais novos fortalecer relações sociais, desenvolver maturidade emocional e, acima de tudo, desenvolver capacidades cognitivas.