O que fazer se você encontrar uma criança perdida?
Um dos maiores medos de todos que têm filhos: perder a criança em um local público. No verão, com praias lotadas, esse medo ganha novas proporções. Mas, o que fazer para ajudar uma criança perdida?
Desde 2006, o projeto Anjos do Verão facilita o reencontro entre crianças perdidas em Guarujá, Santos, Bertioga, São Vicente e Praia Grande. De lá para cá, já foram mais de 1200 reencontros.
Com o slogan “Bata Palmas para esta ideia”, o projeto propõe que, quem encontrar uma criança perdida, fique parado no local com a criança e faça um sinal sonoro, como falar o nome da criança e bater palmas. Cada pessoa que ouvir o sinal, deve passá-lo adiante. Em algum momento, o sinal chegará aos ouvidos dos responsáveis pelo pequeno
- Sesi-SP abre 6.000 vagas em cursos gratuitos na capital
- Cada cigarro rouba 20 minutos de vida dos fumantes, alerta estudo
- Fábricas de Cultura no ABC abrem quase 3 mil vagas para mais de 100 cursos gratuitos em 2025
- Campeonato de Cubo Mágico, teatrinho e música marcam as férias do Golden Square
O trabalho no projeto é voluntário, e conta com a ajuda da família e de amigos. Nessas praias, bombeiros, policiais e guarda-vidas, sempre que encontram uma criança perdida, a levam até os voluntários para que as palmas comecem.
A seguir confira mais dicas para ajudar uma criança perdida a se reencontrar com seus pais:
Em primeiro lugar, tente acalmar a criança. Ela provavelmente estará nervosa e com medo. Mais calma, ela poderá te passar maiores informações sobre ela, como seu nome e os nomes de seus pais. Se for uma criança um pouco maior, com 6 ou 7 anos, ela poderá te contar maiores detalhes, como com quem e onde estava antes de se perder.
Em segundo: evite se locomover com a criança. Como os responsáveis devem estar procurando por ela, muitas vezes deslocamentos só dificultam o reencontro. Caso a criança saiba te dizer onde se perdeu, se o local for próximo, vá até lá e espere. A chance do responsável retornara esse local é grande.
Se a criança souber o número de telefone para contactar seu responsável, fique onde está e entre em contato.
Se houver um alto-falante, peça para anunciar a criança perdida. Em geral, locais como supermercados ou shoppings têm alto-falantes. Chamar pelos responsáveis da criança pode ajudar no reencontro.
Se você estiver em um local público, sem alto-falante, e sem maiores informações sobre os responsáveis pela criança, o melhor a fazer é identificar uma “autoridade” local, como um posto policial, um posto de bombeiro, ou um posto de saúde. O melhor a se fazer é ir ao local e esperar. É provável que o responsável pela criança procure esse local.
Se não houver uma autoridade local onde você está, fique onde está e peça ajuda. Os números de emergência são: Policia 190 e Bombeiros 193.
Lembre-se: acalmar a criança e fazê-la se sentir segura é muito importante.