‘O que você quer ser quando crescer? Eu mesma’: esta e outras pérolas infantis reunidas em livro

“Filha você sabe quem te tirou da minha barriga? Foi a Tia Paty. E a filha devolve a pergunta: E quem colocou eu lá dentro?”. Foi pensando em eternizar momentos como esses que a publicitária baiana Silvana Oliveira decidiu registrar situações de espontaneidade dos próprios filhos tão logo que eles começaram a falar. O resultado é a obra “Faladas de Sofia – O livro”, que será lançado em dezembro, recheada de pérolas ditas pelos pequenos.

A obra, que leva o nome da filha caçula da escritora, reproduz a forma como a pequena Sofia, hoje com oito anos, via o mundo desde os dois anos de idade. “Os pais guardam tudo dos filhos, primeiro corte de cabelo, primeiro dentinho. Eu resolvi guardar a forma como eles enxergavam o mundo à época, ao tentar reproduzir o que nós adultos falamos, dentro do contexto deles próprios”, explica Silvana Oliveira.

A ideia de lançar o livro veio depois que a publicitária passou a publicar nas redes sociais as anotações feitas por ela. O livro está sendo produzido de forma independente, e para viabilizar o projeto, Silvana lançou uma campanha de financiamento coletivo para angariar recursos. Além de conter faladas de outras crianças, a publicação vem com um anexo para os adultos também fazerem os registros dos seus filhos.