ONU Mulheres divulga planos de aulas sobre igualdade de gênero
O machismo é uma questão cultural, e deve ser combatido em todas as esferas, dentro de casa e também na escola. Por que na escola? Porque as instituições de ensino são contextos privilegiados para uma formação integral de meninos e meninas e para o exercício da cidadania e, por isso, tem um papel central na promoção de mudanças sociais.
- Cartilha destinada a crianças discute igualdade de gênero
- Sete razões para falar sobre gênero e sexualidade nas escolas
A ONU Mulheres, para prevenir a violência decorrente do machismo nas escolas e conscientizar meninos e meninas sobre o direito das mulheres de viver uma vida livre de violência, lançou um ‘Currículo de Gênero’. As aulas abordam os seguintes temas: Sexo, gênero e poder; Violências e suas interfaces; Estereótipos de gênero e esportes; Estereótipos de gênero, raça/etnia e mídia; Estereótipos de gênero, carreiras e profissões: diferenças e desigualdades e Vulnerabilidades e Prevenção.
- No Maranhão, campanha ‘Por Ser Menina’ discute questão de gênero nas escolas públicas
- 7 contos de fadas que discutem estereótipos
Para a elaboração do currículo, foram pesquisados marcos legais e políticos que apontam para a necessidade da inclusão de discussões acerca desses temas no espaço escolar e experiências de trabalho capitaneadas pelas políticas públicas e por organizações da sociedade civil. O programa considera as diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM 2013-2015), que apontam para a necessidade de promover a inserção de temas voltados para a igualdade de gênero e valorização das diversidades nos currículos, materiais didáticos e paradidáticos da educação básica.
- Curso de Liderança para Mulheres com Deficiência oferece últimas vagas de 2024
- Plataforma da UFRGS oferece mais de 70 cursos gratuitos
- Abolifake: evento em Diadema reflete sobre as raízes das desigualdades raciais
- 17 programas e ONGs que oferecem bolsas de estudo para mulheres
Acesse o material aqui.
Com informações da ONU Mulheres.