CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Pais superprotetores e a baixa autoestima dos filhos

É preciso incentivar a autonomia e a independência dos pequenos desde cedo

Por: Superela

Pais helicópteros, já ouviu esse termo? Não é algo novo, mas algo que está aumentando. É um termo de 1960 de um psicólogo israelense, que fala sobre os comportamentos de nós pais, que estamos sempre “sobrevoando” nossos filhos, com receio de que algo aconteça.

Geralmente, este tipo de paternidade se dá com pais que tiveram muito anseio em engravidar ou então com pais novos e/ou inseguros.

Não estamos falando em descuidar ou deixar de proteger nossas crianças, mas estamos falando em encorajar nossos filhos a baterem os próprios voos!

Quem de vocês já viu aquela criança que é capaz de se alimentar sozinha, recebendo as colheradas de comida na boca? Aí te pergunto: o que você sentiria se fosse capaz de fazer algo sozinha e alguém o fizesse por você? Se sentiria capaz?!

pai dando comida na boca de menina
Crédito: Deepak Sethi/istockPais superprotetores baixam a autoestima dos filhos

Tristemente, essas crianças estão “amarradas”, sufocadas… existe claro, um amor imenso ali, mas elas precisam crescer em suas experiências para se sentirem capazes!

Existe um ciclo sobre autonomia, independência, segurança e autoestima.

Sabemos que o ambiente familiar é crucial para a construção da autoestima infantil, dessa forma é importantíssimo oferecer atividades que propiciem o desenvolvimento da criança como um ser completo.

Continue lendo aqui: Pais superprotetores e a baixa autoestima dos filhos

Texto escrito por Priscila Grivol e publicado no Superela.

Compartilhe:

Por: Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Superela da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …