Parkour: modalidade que usa a cidade chama a atenção de crianças e adultos; conheça

E se as ruas, calçadas, muros e árvores da cidade se transformassem em um enorme espaço para praticar esporte, sem regras, limites e nem começo e fim?  Há uma modalidade chamada Parkour que propõe exatamente isso. Trata-se de um treino de transposição de obstáculos do ambiente, como escalar muros, equilibrar em corrimãos, ou saltar sobre vãos.

O parkour foi criado na França, nos anos 90, e propõe exatamente isso: que os praticantes façam das ruas um espaço para treinar e se divertir. É, também um trabalho de força, equilíbrio, resistência, concentração, persistência, que vem interessando a adultos e crianças.

Atenção, embora o esporte proponha trabalhar a autonomia dos praticantes, há certos cuidados e técnicas que o praticante deve conhecer, então, antes de sair escalando muros, é preciso aprender como se faz com atletas experientes.

Atualmente há academias especializadas em ensinar Parkour para o público infantil, uma dica para quem quer levar as crianças para conhecerem o esporte, são as aulas gratuitas do CEU Jambeiro, para crianças de 6 a 12 anos.