‘Pedala Alana’ arrecada peças e bicicletas usadas para atividade no Jardim Pantanal

Passeio ciclístico pelas ruas do Jardim Pantanal.

Tem uma bicicleta sem uso ou com algum defeito e não sabe o que fazer? Que tal ter uma atitude solidária e doar sua bike usada ou alguma peça? É o que propõe o ‘Pedala Alana’, uma ação que visa estimular o uso consciente de bikes, promovida pelo Instituto Alana, em parceria com as Ongs Bike Anjo e Aromeiazero, com o apoio do Museu de Arte Moderna (MAM).

As atividades do “Pedala Alana” começam dia 6 de setembro, com a arrecadação de bicicletas e peças usadas no próximo ao portão 4 do Parque do Ibirapuera,  durante todo o dia,  em São Paulo.  A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH Social) da USP Leste também participa com a montagem de um ponto de coleta dentro do campus.

Todas as doações recebidas vão para o Espaço Alana, no Jardim Pantanal (Zona Leste de São Paulo), para serem usadas no dia 12. “A ideia é que essas peças ou bikes usadas sirvam de material para nossa ação no bairro, com diversas atividades, orientações e consertos gratuitos para a comunidade”, explica Andrea Bargas, coordenadora do Espaço Alana.

Entre as atividades oferecidas pelo Bike Anjo estão gincanas, como corridas e atividades com uso de bicicletas, e um passeio ciclístico pelas ruas do Jardim Pantanal. E para aqueles que não sabem andar de bicicleta, mas querem aprender, voluntários da Ongs estarão a postos para ensinar os iniciantes de qualquer idade.

A Ong Aromeiazero realiza algumas manutenções, gratuitamente, em bicicletas dos moradores do Jardim Pantanal que precisem de algum reparo. A estimativa é que sejam feitos até 30 pequenos consertos, como remendos de câmara furada, trocas cabos, pedal quebrado, pneu rasgado*, manopla (luvinha)*, manete* e pastilha de freio, além de regular freios e câmbios, conforme a *quantidade e disponibilidade de peças. Enquanto aguardam, os participantes da ação podem assistir uma sessão do filme ‘Bikes vs Carros’, que também é parte da programação deste dia de atividade.

Vale lembrar que o Aromeiazero não fará alinhamento de roda, pintura e doação de peças sem avaliar a bike com o proprietário e que tampouco eles possuem bancos de mobilete, pezinho, guidões, rodas e mesinhas novas.

Confira os endereços dos pontos de coleta de bicicletas e peças usadas

6 de setembro de 2015 9h às 17h
Parque do Ibirapuera – Portão 4
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº

EACH Social – USP Leste
Local: Sala da EACH Social
Endereço: Av. Arlindo Béttio, 1000