Pergunte ao pediatra: Até quando devo amamentar o meu bebê?
Nesta seção, o Catraquinha divulga dúvidas comuns a muitas famílias sobre os cuidados com as crianças.
Quem responde as questões é o pediatra Carlos Eduardo Correa, mais conhecido como Cacá. Ele é especialista em neonatologia e aleitamento materno e fez parte de equipes que acompanham partos naturais. No momento, trabalha em consultório de pediatria no Espaço Nascente, que tem por missão ajudar na construção de famílias que acreditam na criação com apego como caminho amoroso nas relações de pais e filhos.
Ressaltamos que este espaço não pretende substituir as consultas com o seu pediatra. É um canal de informações para empoderar pais e educadores para que interfiram positivamente no desenvolvimento das crianças, deixando-as exercer sua plena potência.
- Arraial d’Ajuda: Roteiro de 5 dias para ninguém colocar defeito
- Por que a falta de sono pode aumentar os sintomas de ansiedade?
- Casa do filme “Ainda Estou Aqui” vira ponto turístico no Rio de Janeiro; saiba onde fica e como visitar
- Vaga Lume transforma a vida de crianças da Amazônia por meio da leitura
Pergunta da semana
“O desmame deve acontecer quando não estiver agradando a mulher ou já não interessar a criança mamar. A decisão de desmamar pertence unicamente aos dois. Não há prazo ou momento ideal dele acontecer. O desmame será natural quando não contribuir mais para fortalecer o vinculo entre a mulher e seu filho.
Vale ressaltar que o Ministério da Saúde recomenda dar somente leite materno para os bebês até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento. A partir dos seis meses, a orientação é que se ofereça de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais”.