Pesquisa inédita avaliará qualidade de vida de crianças em São Paulo

19/06/2015 13:58 / Atualizado em 04/05/2020 17:34

Desde 2010, a Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ibope, realiza anualmente a pesquisa IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município). O IRBEM tem como objetivo formar um conjunto de indicadores para que sociedade civil, governos, empresas e instituições conheçam as condições e os modos de vida dos cidadãos, de modo que as ações públicas e privadas foquem principalmente no bem-estar das pessoas. Pela primeira esta  pesquisa vai abordar exclusivamente a percepção de crianças e adolescentes para saber o que elas pensam sobre questões relacionadas à qualidade de vida em São Paulo.

Qualidade de vida das crianças em São Paulo.
Qualidade de vida das crianças em São Paulo.

O GT Criança e Adolescente da Rede Nossa São Paulo trabalha para ampliar a importância dos temas da infância e adolescência na cidade desenvolveu uma versão do IRBEM específica para ouvir as crianças e os adolescentes, entre 10 e 17 anos. O objetivo é dar visibilidade a essa parcela da população e, assim, incidir nas políticas públicas municipais.

O lançamento da pesquisa será realizado no dia 23 de julho, das 9h30 às 12h30, no Teatro Anchieta, do SESC Consolação, (Rua Dr. Vila Nova, 245)no  mês em que o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente completa 25 anos.

O levantamento contempla diversos temas da cidade no olhar das crianças e adolescentes : a imagem da cidade de São Paulo; a percepção e satisfação das crianças e adolescentes com cultura,  educação, esporte, lazer e modo de vida, transporte, segurança, saúde entre outras.  As perguntas da pesquisa também abordam avaliação das instituições, como Prefeitura e Câmara Municipal.A iniciativa tem o apoio e a parceria do Instituto Alana e do Instituto C&A.