Programa ‘Alô Mãe’ proporciona atendimento a gestantes em SP. Você conhece ou já usou esse serviço?

03/03/2016 15:32 / Atualizado em 07/05/2020 02:28

Mães e famílias informadas são mães e famílias empoderadas para tomar suas próprias decisões. Para melhorar o atendimento às gestantes e famílias com filhos até um ano, em especial aqueles com potenciais fatores de risco, a prefeitura de São Paulo, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e apoiado pela Fiotec, criou o ‘Alô Mãe’, uma central de tele atendimento para conectar mães e suas famílias a uma equipe de enfermeiros especializados em obstetrícia com o objetivo de oferecer orientações, atendimento de partos ou emergências.

O programa é focado no acompanhamento de gestantes e crianças até um ano de vida e, de acordo com a Secretaria de Saúde, por dia, recebe 350 e realiza 750 ligações para gestantes e mães de bebês. A ideia é que, na ligação com a gestante, o enfermeiro se informe sobre a frequência no pré-natal, exames realizados, intercorrências e dificuldades e comunique eventuais problemas aos responsáveis pela Atenção Básica e maternidades. Quando a gestante ou puérpera apresenta queixas ou dificuldades, ela recebe retorno para orientação e apoio.

Interessadas em saber mais do programa, podem entrar em contato pelo número 0800 200 02 02, ou fazer um atendimento atendimento pelo site  e pelos canal do “Alô mãe” nas redes sociais.