Projeto incentiva a troca de cartas entre crianças de diferentes estados brasileiros

“Querido amigo. Como você vai? Meu nome é Elisa, tenho sete anos, e moro na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Estudo no 1º ano. O que eu mais gosto na minha escola é da aula de Ciências. Estou muito feliz por escrever essa carta. Espero que goste! Com carinho, Elisa.”

A carta da menina foi elaborada no ano passado e destinada a uma criança de idade semelhante de outro estado brasileiro, que a aguardava com ansiedade. Ambas participaram do projeto “Cartas pelo Brasil”, que tem como foco primordial o incentivo à comunicação escrita.

“Cartas pelo Brasil” é parte do projeto Poliedro Infância, criado em 2014 pelo departamento pedagógico do Sistema de Ensino Poliedro (SEP), visando ajudar no aprendizado e no desenvolvimento dos alunos. Seis escolas da Educação Infantil e 21 escolas do Ensino Fundamental I em todo o País aderiram à iniciativa nesse primeiro ano, possibilitando a troca de cartas e a interação entre cerca de 3,3 mil crianças.

Neste ano, a expectativa sobre a participação de instituições de ensino no Cartas pelo Brasil é ainda maior. Crianças de escolas de diferentes regiões do país relatam em cartas suas brincadeiras preferidas, costumes regionais, coisas de que mais gostam, datas festivas, enfim, aspectos variados de suas vidas.