Rosely Sayão: família unida é o presente que a criança mais quer
Qual é o significado do Natal para uma criança? E o que será que para ela é mais valioso na data?
Em sua coluna do dia 20 de dezembro na Folha de S. Paulo, a psicóloga e consultora em educação Rosely Sayão, comenta o tema a partir de pesquisa feita por ela e uma colega com 20 crianças de 5 a 11 anos.
De acordo com a coluna, a maioria das crianças disse gostar do Natal não só pelos presentes e comidas gostosas, mas também pelo fato de se reunirem com toda a sua família. “Se alguém ainda tinha dúvidas sobre a importância da convivência familiar para as crianças, poderá agora repensar suas ideias a respeito”, comentou a psicóloga.
- Viagem sem crianças: 5 hotéis para aquela escapadinha romântica
- Cia Bambuzal promove encontros lúdicos e poéticos para crianças e famílias no Espaço de Brincar do Sesc São Caetano
- Outubro no Sesc Santo André: atividades para todas as idades divertem o mês das crianças
- ‘Rabada’ dá voz a pessoas que São Paulo desumaniza
Sobre as reuniões familiares, Roseli ressalta a sensação de conforto, de segurança, de acolhimento que elas transmitem às crianças, e a certeza de que podem contar com aquelas pessoas em suas vidas.
“Se para nós, adultos, essas sensações são das mais relevantes para nos ajudar a continuar em nosso caminho, apesar dos percalços que a vida nos impõe, imagine, caro leitor, na formação da base estrutural de uma criança!”.
Por fim, a psicóloga dá um recado para tranquilizar aquelas famílias nas queias, eventualmente, a convivência pode levantar temas e discussões polêmicas: “E não pense que se houver contratempos nos relacionamentos, que esse fato prejudica os mais novos. Ao contrário: ajuda-os a entender que amores e ódios são as duas faces da mesma moeda e, portanto, estarão sempre presentes nos relacionamentos afetivos”.
Com informações de Folha de S. Paulo.