Roteiro turísco na Alemanha é uma viagem pelos capítulos das histórias dos Irmãos Grimm
Por Carolina Delboni
Existe uma viagem que vai além dos livros de contos de fadas. Na Alemanha, onde os Irmãos Grimm nasceram e viveram, é possível viajar pela rota onde coletaram as histórias que deram origem aos contos de príncipes e princesas.
Era uma vez…
… dois irmãos que saíram às ruas para escutar histórias e contos populares em pequenos vilarejos na Alemanha. O objetivo deles era eternizar as memórias populares e não deixar que elas se perdessem ao longo dos anos. Foram tantas e tantas histórias que os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm ficaram famosos mundo afora. E foi da rua dos vilarejos alemães que saíram Branca de Neve, Cinderela, O Rei Sapo, Rapunzel, Rosinha de Espinhos (nome original da Bela Adormecida), e por aí vai. A primeira edição do livro deles saiu em 1812 e tinha 85 contos.
- Bateu o tédio do roteiro comum? 3 passeios alternativos em Belo Horizonte
- 5 curiosidades sobre a Turquia que vão te mostrar o quão incrível é uma viagem para lá
- 5 bate-voltas para aproveitar o fim de semana com os filhos
- MSC Cruzeiros oferece roteiros nas Antilhas para brasileiros
Imagine que bacana poder percorrer todo (ou parte) desse percurso com as crianças. Histórias de príncipes e princesas fazem tão parte do repertório infantil que estão nas brincadeiras e no imaginário. Elas podem ser tão curadoras que existem médicos que receitam contos para alguns sintomas da criança. Porque, por meio do conto, a criança se enxerga e enxerga, também, uma possibilidade de resolução para aquilo que ela achava ser um problema.
Hoje, 202 anos depois, comemora-se na Alemanha o bicentenário da publicação do primeiro volume de “Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos“, e também os 40 anos da Rota dos Contos de Fadas. Certamente uma viagem diferente e inusitada para fazer em família. Daquelas inesquecíveis, porque faz reviver histórias que estão tão dentro dos adultos quanto das crianças.
A rota
A história toda começa em Hanau, cidade natal dos irmãos e ponto de partida dos 600 km da Rota. É uma cidade pequena, típica do interior da Alemanha, com ruas de paralelepípedo e casas de janelas floridas. Mas o que chama atenção é o festival de teatro de rua dos Grimm, o Brüder Grimm Märchenfestspiele . O festival acontece todo ano no começo do verão (entre maio e junho). Uma ótima oportunidade para viver um momento bem típico alemão. Loiros, altos, grandes, eles entram nas arenas de almofadinhas debaixo do braço e mantas para cobrir as pernas. Durante a apresentação, se divertem, soltam o riso. No intervalo comem salsichão e pretzel.
Os contos, as fábulas e as lendas estão vivos não somente nos teatros e museus, mas também em inúmeros eventos, musicais, apresentações nas cidades e nos teatros de marionetes. Em muitos locais, os personagens dos contos de fada aguardam pelos visitantes para um tour pela cidade ou para, pelo menos, uma recepção de boas-vindas! Lendas vivas que encantam crianças e adultos.
De Hanau segue-se para Steinau. É aqui um dos pontos mais fortes da viagem quando se quer aprofundar no universo dos irmãos e de suas histórias. Apesar de pequeno, o vilarejo tem sua programação toda voltada para os contos de fada. Você pode ser recebido por um dos personagens que te levará a cada cantinho da cidade contando histórias. O programa é delicioso e as crianças com certeza vão amar andar por ruelas acompanhadas do Gato de Botas, por exemplo. Até porque os alemães são grandes, pisam forte, tem uma expressão facial suave e suas vestes são tão medievais, tão medievais que você realmente acredita estar dentro de um conto de fadas. Outro programa bacana para fazer em Steinau é assistir a uma apresentação de marionetes. Desde 1924 é a mesma família que está no ofício dos bonecos. Eles apresentam diariamente um dos contos de fadas no teatro Marionettentheater.
Pé na estrada novamente e segue-se para Trendelburg, um vilarejo minúsculo bem no interior do país e perto da Florestas Negra. A região é bem fria e montanhosa. Foi aqui que nasceu e viveu a verdadeira Rapunzel. E, no alto da cidade, encontra-se uma torre de pedras de 38 metros, construída no século 14 e, lá de cima, saem da janela as famosas tranças da Rapunzel. Dizem que a menina ficou anos e anos presa. Bem ao lado desse vilarejo, outro castelo de contos de fada espera por nós com mais dois personagens e uma história linda para contar. De 1334, localizado em Sababurg hoje é um hotel, o Dornröschenschloss Sababurg em plena floresta Reinhardswald, e ficou conhecido no século 19 como a residência oficial da Bela Adormecida.(Pausa aqui!) Originalmente a história se chama Rosinha de Espinhos. Vale ler um dos originais dos Grimm porque muitas passagens são bem diferentes das que conhecemos via Walt Disney, e mais: nem todos os finais são felizes. Diariamente, interpretações do conto são encenadas num anfiteatro do castelo, e existe uma programação especial para as crianças.
Dizem por aí que é possível visitar a mina dos Sete Anões, conhecer a cidade da Chapeuzinho Vermelho, e a vila dos músicos de Bremen e o Flautista de Hamelin.