São Paulo vai zerar déficit de vagas na educação infantil, diz prefeito

16/07/2015 17:22

Déficit de creches em São Paulo.
Déficit de creches em São Paulo.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira, 14, que o município vai zerar o déficit de vagas na educação infantil, que atende crianças de 4 e 5 anos. “A cidade de São Paulo vai cumprir a emenda constitucional e, a partir do ano que vem, toda criança terá matrícula garantida. Nenhuma criança fora da escola a partir dos 4 anos de idade, como manda a Constituição”, disse Haddad, durante cerimônia de abertura do Seminário Nacional sobre Desigualdades Intramunicipais.

Além de estar prevista na Constituição, a universalização do ensino na educação infantil também é mencionada no último texto do Plano Municipal de Educação (PME), a ser votado pela Câmara Municipal em agosto. Trata-se da segunda etapa da educação na rede municipal com maior falta de vagas – até junho, havia 10.780 crianças na fila. Já as creches, no mesmo período, têm déficit de 124.741 vagas.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou, em nota, que a universalização deverá ocorrer “em unidades já existentes e naquelas que serão inauguradas”, mas não detalhou o cronograma das obras. No plano de metas da gestão Haddad, a previsão é que sejam construídas, até o fim do mandato, 65 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). Até o momento, 26 foram concluídas e outras 12 unidades estão com obras em andamento. Atualmente, as Emeis atendem 204.715 crianças.