Seu bebê entende muito mais do que você imagina, indica estudo
Um recente estudo realizado por pesquisadores da Ecole Normal Supérieure, de Paris, indica que a partir dos 20 meses, os bebês têm uma capacidade de entender o meio em que estão inseridos muito maior do que imaginava-se até então.
- Estudo indica como fazer com que crianças comam mais vegetais
- Conviver com cães reduz risco de asma em crianças, diz estudo
A grande descoberta do estudo é que bebês com 20 meses já desenvolveram a metacognição, que pode ser explicada como a capacidade do bebê de saber quando não sabe de algo, como uma intuição de que se está errado ou cometeu algum erro.
De acordo com Dr. Sid Habiba Kouider, um dos autores do estudo, a metacognição é importante pois permite que os seres humanos procurem ativamente novas informações, e adaptem suas estratégias de aprendizagem para situações específicas. Quando as crianças entendem que não sabem tudo, e sabem onde procurar respostas para suas perguntas, começam a adquirir conhecimentos mais rápido, e desenvolvem estratégias para ajudá-las a encontrar respostas a novos problemas.
“A melhor maneira e ensinar coisas novas para uma criança é ensinar como encontrar respostas em vez de simplesmente fornecer as respostas”, afirma Habiba Kouider.
Com informações de revista Time.