Um dia na fazenda: escola ao ar livre dá lições de vida à criança
Na “The Farm School” (ou “Escola da fazenda”, em tradução livre), no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, a sala de aula é do lado de fora As crianças de 3 e 4 anos brincam e aprendem do lado de fora.
“A primeira pergunta que os pais nos fazem é: o que acontece se chover?”, conta o Jaclyn Jenkins, cofundador da escola. “Nós respondemos: traga uma muda extra de roupas. Mesmo com chuva as crianças aprenderão. Elas continuam tendo energia, seus cérebros estão funcionando enquanto elas se movem. Nosso objetivo é sempre estar do lado de fora com elas”.
A educadora Alison Huff, que já teve outras experiências em escolas na educação infantil conta que na Farm School as crianças tem atividades mais “mão na massa”.
- Plataforma lança primeiro canal infantil de Angola no Brasil
- Shopping Vila Olímpia promove o SVO SECRETINHO com School of Rock para o Dia das Crianças
- Dia das Crianças: 15 hotéis e resorts para viajar com os pequenos
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
“Quando plantamos, por exemplo, contamos as distâncias. Aqui nós aplicamos o conteúdo de instituições pre-escolares convencionais”.
Além de plantar e colher frutas e vegetais, as crianças também ajudam a preparar as refeições e alimpar a cozinha depois do preparo.
Os animais da fazenda também são importantes no currículo da escola. Jenkins, um dos fundadores da escola, conta que mensalmente a instituição foca o aprendizado em um animal diferente. “Nós temos uma vaca, e a trazemos para a escola. As crianças passam a conhecer o animal. Aprendem como elas se alimentam, e também aprendem a ordenhar as vacas. Com o leite, fazemos com eles manteiga e iogurte”, explica.
Mais tempo ao ar livre e uma aprendizagem focada na ideia de mão na massa era o que Courtney Williams buscava para seu filho de três anos.
“Para mim, é o melhor dos dois mundos. Ele está aprendendo a contar, as cores e todas as outras coisas que são importantes na educação, mas ele ainda pode ser criança, subir em árvores”, disse a mãe.
Com informações de Voanews.