‘Unam-se pelos seus filhos’, diz mãe em relato sobre separação
Quando a relação dos pais chega ao fim, os filhos podem sofrer direta ou indiretamente. Seja por motivos de disputa, tristeza ou saudade. Isso, porque, após a separação, um dos pais pode não conviver mais cotidianamente com as crianças, devido às questões de guarda. É possível que essa falta de convívio seja prejudicial, mas também há caminhos para que as coisas aconteçam naturalmente.
Não é o que acontece com a Jessica Singleton, mãe do pequenso Pierson que, apesar de não estar mais com o pai do menino e seu ex-marido, Jon, mantém uma boa relação com ele e escreveu em seu Facebook sua experiência para inspirar outras famílias.
Jessica publicou em seu perfil no Facebook uma homenagem ao rapaz, descrevendo por que ele é um excelente pai e ex-companheiro.
- Após 55 anos, mulheres descobrem que foram trocadas na maternidade
- 5 ações para apoiar pais e mães no ambiente de trabalho
- Entenda a ligação entre idade dos pais e chances do filho nascer com autismo
- “Agora consigo realmente ver o que é viver de verdade”, conheça influenciadora que nasceu na favela e hoje estuda na USP
Em poucos dias, a mensagem chamou a atenção na internet e já acumula mais de 140 000 vezes.
“Ele cuida do nosso filho mesmo quando eu aviso com apenas 10 minutos de antecedência, com muito mais frequência do que deveria, só porque eu tenho muito o que fazer ou apenas preciso de uma soneca. Ele é o rapaz que me escuta chorar quando eu estou estressada. Este é o homem que pede para o seu filho não esquecer do ‘namorado da mamãe’ quando o nosso bebê está fazendo uma lista com suas pessoas favoritas do mundo. Um homem que se apressa até a nossa casa porque ficamos trancados para fora de casa ou passa a noite inteira concertando algo na casa. Este é o homem que coloca ‘mamãe’ em alguns presentes de Natal porque eu não pude comprar tantas lembranças”, escreveu.
Ela finaliza agradecendo a participação de Jon em sua vida e na vida do menino. “A quantidade de obstáculos que superamos para chegar a este ponto é tremenda. Isso não foi fácil, isso foi uma escolha. Pare de dar desculpas e se mantenham unidos pelos seus filhos. E no caso de eu ainda não ter dito isso recentemente, sou muito grata por ter você. Mais importante ainda pela motivação que você dá ao Pierson e como você proporciona um modelo fenomenal apesar da criação que você teve. Eu amo a quantidade de amor que meu filho sempre vai ter de você”.
Alienação parental
Uma mãe ou um pai que pratica alienação parental pode ser identificado de diversas maneiras, sempre com práticas intencionadas à exclusão do outro genitor da vida dos filhos. As formas mais comuns são:
- Ocultação de fatos e decisões importantes relacionados à rotina dos filhos;
- Interferência nas visitas;
- Ataques sobre a relação entre o filho e o outro genitor, com questionamentos que obrigam o filho a escolher entre a mãe ou o pai, por exemplo;
- Indução de que o outro genitor é uma pessoa perigosa;
- Críticas sobre a imagem e vida do ex-cônjuge;
- Falsas acusações de violência, uso de drogas ou álcool e de abuso sexual.
Não deixe de ler: Entenda a alienação parental e suas consequências a pais e filhos