Últimas notícias:

Loading...

Vá de bike! Conheça modelos de bicicletas que crianças com deficiência podem passear

Por: Mayara Penina

Andar de bicicleta para todos nós é muito difícil no começo, mas depois que se aprende é uma atividade muito prazerosa. Embora seja uma atividade bastante complexa do ponto de vista de funcionamento cerebral.

Mas essa atividade pode não ser tão simples para pessoas com qualquer dificuldade física? Para crianças com dificuldades no equilíbrio, coordenação ou força pedalar pode ser sempre um desafio. Coordenar os movimentos, manter o equilíbrio, estar atento a direção e aos obstáculos é uma tarefa extremamente difícil.

Pensando nessas dificuldades, o portal Reab.me apresenta bicicletas para quem tem ou quer presentear uma criança ou um adulto com deficiência.

Conheça os modelos

Bicicletas Balance

Essas bikes foram concebidas sem os pedais a partir da ideia de que primeiro a criança deve desenvolver seu equilíbrio e coordenação motora para depois aprender a pedalar. Notaram que ela não tem os pedais? Estudos sobre esse modelo apontam que como a criança não precisar pedalar, ela vai aprender a andar de bicicleta muito mais rapidamente.

Do ponto de vista terapêutico, levando em consideração pessoas com deficiência, a bicicleta balance elimina uma das tarefas que é pedalar. Assim, pode-se graduar a atividade até chegar a uma outra bicicleta (com pedais!).

Buddy bike

A Buddy bike ou a “bicicleta Camarada” é um modelo modificado para acomodar pessoas com deficiência. Ao contrário da bicicleta típica, o “motorista” fica na parte de trás, enquanto o companheiro com deficiência se senta em um assento mais baixo na parte da frente.

Adventure Tandem

Esse modelo é um triciclo construído para dois. Na parte traseira do triciclo, o “motorista” dirige, controla os freios e as engrenagens de 7 velocidades. A pessoa na frente, não importa o seu nível de habilidade, pode desfrutar de todos os benefícios de andar de bicicleta sem maiores “preocupações”.

Trailmate Double Joyrider

Desfrute da companhia do outro enquanto anda neste modelo exclusivo em que a dupla fica lado a lado. The Double Joyrider apresenta uma característica interessante: pode-se pedalar independente ou sozinho, ou seja, as duas pessoas podem pedalar ou uma só, enquanto a outra fica com pé no descanso. O guidão é ajustável, o que torna esse modelo excelente para crianças e adultos.

AmTryke Therapeutic Tricycle

Esse modelo apresenta uma movimentação combinada da mão e do pé. Projetado pensando na força e coordenação de crianças e adultos com deficiência (sim, tem modelos assim para ADULTOS!).  A combinação de movimentos da mão e pé se destinam a estimular o movimento recíproco e aumentar a amplitude de movimento.

Pumper Power

Utiliza movimentos de “bombeamento” mão para mover a bicicleta para a frente. Ótima para déficit de controle motor, estabilidade postural e outros problemas de mobilidade. Esse também tem um modelo para adultos.

Quando se pensa em crianças com deficiência, um modelo que pode ser útil para os adultos. A AmTryke Toddler Therapeutic Hand Cycle destina-se para a intervenção precoce, estimulando o movimento coordenado e o aumento da amplitude do movimento.

Clique aqui para conhecer os modelos vendidos no Brasil.

Via Reab

Compartilhe: