1º Encontro Cultural de Mulheres da Periferia

Por: Catraca Livre

No dia 21, a partir das 14h, acontece o “1º Encontro Cultural de Mulheres das Periferias: Mulher, Voz e Cultura – O poder da Ação e da Palavra” no Centro Cultural da Juventude (CCJ).

O grupo surgiu quando mulheres participantes de saraus como Elo da Corrente e Poesia na Brasa resolveram se juntar para compor um grupo artístico que tivesse um tema em comum: a mulher. O evento conta com apresentações de espetáculos de dança e teatro, exposições fotográficas e artísticas, lançamento de livros e bate-papo.

A fotógrafa Sonia Bischain retrata o universo feminino e sua luta diária

Sonia sempre trabalhou com artes gráficas e editoração. Nutre também  paixão pela poesia. E foi na fotografia que encontrou um  meio de reunir todas essas artes.

No decorrer de sua vida descobriu a vontade de fotografar. Hoje, um acessório obrigatório quando sai de casa é a câmera. “A minha vontade é capturar e trazer à tona coisas do dia a dia que não conseguimos ver”, comenta. Suas imagens possuem um tom de denúncia. Apesar de ter um apelo social, a fotógrafa já realizou diferentes ensaios. Entre eles, sobre as diferentes cores existentes em um dia. Para isso, buscava retratar em diferentes horários, as cores que o sol proporcionava.  Sonia gosta também de brincar com a imagem capturada. Algumas  são manipuladas por ela com desenhos em cima da imagem, ou com dizeres poéticos.

Trabalho de Sonia Bischain

Por estar sempre com a câmera em mãos, Sonia possui um acervo, uma espécie de banco de dados imagético que carrega consigo. Sua primeira exposição marcou sua vontade de continuar adiante. “Tirava tantas fotos que sentia falta de expô-las para discutir com os amigos”, diz.

A exposição “Mulheres da Minha Terra- a Força, a Magia e a Arte de Sobreviver”que fará ao lado do grupo de mulheres da periferia, Sonia procurou clicar situações cotidianas do universo feminino, como os afazeres domésticos. Buscou também retratar mulheres de diferentes etnias e em diferentes momentos, na cidade de São Paulo.

Ensaio da fotografa aborda mulheres no cotidiano da periferia

Participam do evento também Carolina Teixeira e o coletivo Esperança Garcia, que declamará poesias de Raquel, Maria Tereza e Bárbara Lopes. Acontece também bate-papo com os participantes sobre a questão da mulher nos movimentos culturais.

O evento contará com os espetáculos:

Corpo em Rito (dança), Cia. Capulanas (teatro) e Aline Reis (música).