10 dicas para aliviar o calor sem gastar muita água e energia

1- Troque o ar-condicionado pelo ventilador
O ar-condicionado pode ser confortável e agradável, mas o seu consumo de energia é muito alto. Um aparelho de ar-condicionado gasta entre 120 a 240 kWh de energia por mês. Já os ventiladores gastam em média 28,k kWh para os aparelhos de teto e 15 kWh para os aparelhos de chão.
- 4 praias fora do óbvio para conhecer em Ubatuba
- Estudo de 80 anos de Harvard descobre a chave para a felicidade
- Santo André promove Encontro de Carros Antigos no Paço neste domingo
- Atenção aos riscos do lorazepam, medicamento mencionado na série ‘The White Lotus’
2- Transforme o ventilador em um “ar-condicionado”
Coloque água gelada ou gelo em uma garrafa e a amarre na frente do ventilador. Quando a água derreter a reaproveite para consumo ou fazer gelo novamente.
3- Consuma alimentos frescos
No calor forte, não é recomendável comer alimentos pesados e gordurosos. Por isso, coma vegetais e frutas frescas. Eles ajudam o corpo a manter-se hidratado (e você ainda evita ficar próximo do fogão quente).
4- Desligue o aquecimento do chuveiro
Aproveite os dias quentes para acostumar-se a tomar banhos frios. Um chuveiro elétrico consome de 40 kWh a 120 kWh por mês, dependendo de sua potência.
5- Garrafa com spray
Ao invés de tomar vários banhos por dia, utilize uma garrafa com spray na ponta ou borrifador. Refresque-se do calor com ela. As borrifadas no rosto vão te ajudar a vencer os dias mais quentes.
6- Portas e janelas sempre abertas
Aproveite a ventilação natural e deixe espaço para o vento circular dentro da casa. Não se esqueça de deixar a janela aberta durante o banho.
7- Toalhas úmidas na hora de dormir
Dormir é um dos momentos mais difíceis nos dias quentes. Utilize toalhas úmidas para se cobrir. Elas vão secar durante a noite e resfriar o corpo. Também é possível utilizar toalhas de rosto para a testa ou nuca.
8- Mantenha-se hidratado
Esse item é importante, abuse da água e sucos naturais. Evite refrigerantes, pois desidratam o corpo.
9- Não saia de casa em horários com sol forte
Evite realizar as tarefas nos momentos de sol forte. Se possível realize as suas atividades durante as primeiras hora da manhã ou após as 17h.
10- Utilize uma sombrinha (ou guarda-chuva)
Caso tenha que sair no sol forte, uma boa opção é utilizar uma sombrinha. Elas evitam os raios solares e ainda podem te ajudar nas chuvas de verão