100 comentários machistas que as mulheres ouvem desde crianças
O curta-metragem foi feito por Alicia Ródenas, de 17 anos, para um concurso de seu colégio na Espanha
“Que menina mais bonita. Você é uma princesa”; “Você está sempre cercada de meninos, sua safada”; “É bom você não me deixar, ou eu faço uma loucura”. Estas frases fazem parte de um vídeo que viralizou nas redes sociais ao mostrar, em apenas 5 minutos, 100 comentários machistas que as mulheres ouvem desde a infância.
O projeto foi feito por Alicia Ródenas, de 17 anos, para um concurso de curtas-metragens do colégio Diego Siloé em Albacete, no centro-leste da Espanha, no qual a adolescente estuda.
A garota começa o curta com exemplos que impõem papeis de gênero na infância, como: “Se virem você brincar com os meninos vão chamar você de maria-sapatão”. Depois, passa a comentários como: “O que acontece, está menstruada?”.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
No final, Ródenas termina com frases que retratam a violência contra a mulher, como: “Se ele olhar outra vez para você saio na porrada”. O vídeo saiu do ambiente escolar e chegou a milhares de reproduções após o colégio publicá-lo no YouTube.
O texto interpretado pela jovem, intitulado “Que menina bonita!”, foi escrito por Ro de la Torre, uma das fundadoras do site feminista “Locas del coño”.
Assista ao vídeo (legendas em português):
- Leia também: