12 momentos LGBT que marcaram 2016

O ano de 2016 foi recheado de coisas decepcionantes e tristes. Foi um ano marcado por intolerâncias, conflitos e notícias negativas, mas não foi de todo ruim.

Ele também nos trouxe muitos aspectos positivos. Foi um ano de vitórias e mais visibilidade (apesar de não o suficiente). Por isso, o ONDDA decidiu relembrar 12 momentos LGBT memoráveis de 2016:

  1. Carol no Oscar
    Os Oscars, apresentados em fevereiro, sempre foram uma premiação sem muita diversidade – até porque a Academia é composta majoritariamente por homens brancos maiores de 50 anos de idade. Mas mesmo assim, esse ano a comunidade lésbica conseguiu um forte representante nas indicações. O filme Carol (Todd Haynes, 2015) foi indicado a seis categorias da premiação e, mesmo com algumas ressalvas, isso foi ótimo para a visibilidade de filmes lésbicos. Como não foi indicado a melhor filme, muitos críticos afirmaram que foi a maior esnobada do Oscar desse ano.
  2. Wachowski anuncia transsexualidade
    Quem é fã da trilogia Matrix sabe que ela foi feita pelos irmãos Wachowski, quem é fã de Sense8 sabe que a série foi feita pela irmã e pelo irmão Wachowski, mas agora, em 2016, as produções dessa dupla poderão ser assinadas como irmãs Wachowski. Isso porque a mais velha, Lana, transicionou  em 2008 e Lily, a irmã mais nova, transicionou em março desse ano. Por isso que alguns filmes e séries da dupla estão creditados de modos diferentes: brothers (irmãos), siblings (palavra em inglês para irmãos, mas sem denominar gênero, por exemplo, quando há um homem e uma mulher) ou sisters (irmãs).

Veja a lista completa aqui.