“Sábados da Memória” homenageia o cartunista Fausto Bergocce
A Biblioteca São Paulo promove, a partir do dia 15 de janeiro, “Sábados da Memória”, projeto em que um artista de renome das artes gráficas brasileiras é homenageado na Biblioteca. Neste dia, a homenagem será ao cartunista Fausto Bergocce.
Nascido em Reginópolis, São Paulo, em 1952, Fausto estudou desenho mecânico e ajustagem mecânica no Senai, mas por uma questão de “ajustagem”, trocou a lima e a morsa pelo pincel e a prancheta e foi trabalhar na imprensa diária.
Com sua arte, Fausto já ilustrou para o Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo; Ultima Hora (SP), Pasquim (SP), Diário do Grande ABC, Popular da Tarde, Diário Popular, Diário de S. Paulo entre outros.
- Brotas (SP) recebe 1ª edição de evento literário
- Shopping Pátio Paulista e Nespresso transformam mais de 50 mil cápsulas em decoração natalina
- Unity Warriors estreia “BASE: uma Corpografia Marginal” com grande temporada gratuita em São Paulo
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
Paralelamente ao jornalismo diário, passou pelo departamento de cenografia e arte da TV Cultura e produziu charges animadas para os programas Vídeo Esporte e Jornal 60 Minutos, ambos da mesma emissora. Ilustrou para a imprensa sindical e para revistas da Editora Três. Participou das primeiras Mostras do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Em 1998 do Salão Internacional de Saint-Just-Le-Martel (França) e em 2001 do Salão Internacional de Desenho para Imprensa (Porto Alegre).
É autor dos livros “Sem Perder a Linha” (prêmio HQ-Mix versão 1999),
“Esqueçam o Que Ele Desenhou” e “Traço Extra”. Em 2000 desenhou o painel comemorativo “200 Anos do Jardim da Luz” (São Paulo). Atualmente é chargista do Jornal Olho Vivo e ilustrador free-lancer.