“Sábados da Memória” homenageia o cartunista Fausto Bergocce

Por Redação
06/01/2011 10:45 / Atualizado em 10/01/2011 08:31

A Biblioteca São Paulo promove, a partir do dia 15 de janeiro, “Sábados da Memória”, projeto em que um artista de renome das artes gráficas brasileiras é homenageado na Biblioteca. Neste dia, a homenagem será ao cartunista Fausto Bergocce.

Nascido em Reginópolis,  São Paulo, em 1952, Fausto estudou desenho mecânico e ajustagem mecânica no Senai, mas por uma questão de “ajustagem”,  trocou a lima e a morsa pelo pincel e a prancheta e foi trabalhar na imprensa diária.

Com sua arte,  Fausto já ilustrou  para o  Estado de S. Paulo,  Folha de S. Paulo; Ultima Hora (SP), Pasquim (SP), Diário do Grande  ABC, Popular  da  Tarde,  Diário  Popular, Diário de S. Paulo   entre outros.

DivulgaçãoFausto Bergocce
Fausto Bergocce

Paralelamente ao  jornalismo  diário,  passou pelo departamento de cenografia  e arte da  TV Cultura e produziu charges animadas para os programas Vídeo  Esporte  e  Jornal 60 Minutos, ambos da mesma emissora. Ilustrou para a imprensa sindical e para revistas da  Editora  Três. Participou das primeiras  Mostras  do  Salão  Internacional de Humor  de  Piracicaba. Em 1998 do Salão Internacional de Saint-Just-Le-Martel (França) e em 2001 do Salão Internacional de Desenho para Imprensa (Porto Alegre).

É autor dos livros “Sem Perder a Linha”  (prêmio HQ-Mix versão 1999),
“Esqueçam o Que Ele Desenhou” e “Traço Extra”.  Em 2000 desenhou o painel comemorativo  “200 Anos do Jardim da Luz” (São Paulo). Atualmente é chargista do Jornal Olho Vivo e ilustrador free-lancer.