18 frases de todo dia que ofendem as mulheres
Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela
Você passa por um canteiro de obra já apreensiva: afinal, as chances de algum homem não mexer com você nesse cenário são praticamente inexistentes. E não só em um ambiente tão específico como o do exemplo, mas em qualquer um, estamos sujeitas a frases de todo o dia que ofendem as mulheres e fazem pouco do nosso gênero e caráter.
Claro, isso tem muito a ver com um problema maior do que um homem ou outro que solta cantadas quando passamos na rua. É um problema de toda a nossa sociedade e a forma como ela foi criada, com uma base machista e patriarcal que vê as mulheres como inferiores, de certa forma, e acredita que elas são menos importantes e menos capazes por causa do seu gênero.
Diante de frases dessas (e de tantas outras coisas que nos acontecem diariamente), aprendemos a ter medo de nos impor, de andar na rua sozinhas, de usar roupas com decote ou mais curtas e até de investir em carreiras, projetos e atividades que não são consideradas “de menina”.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Mudar esse comportamento é uma questão de esforço coletivo: nós precisamos apontar o quanto essas frases são ofensivas e machistas e mostrar como essa forma de pensar diminui um gênero diante do outro. A partir daí, é torcer para que as pessoas entendam e, principalmente, topem mudar de ideia. Só assim vamos evoluir.
18 frases que ofendem as mulheres e que ouvimos sempre:
1.”Você é esperta para uma mulher”
2.”É você que vai dirigir? Vish…”
3.”É claro que você conseguiu o emprego, com essa roupa até eu!”
4.”Já é aquela época do mês?”
5.”Não corta o cabelo, vai parecer um menino!”
6.”Eu não posso nem te elogiar?”
Resposta simples: não.
Veja mais frases aqui: 18 frases de todo dia que ofendem as mulheres
- Leia também: