1ª Feira Grátis da Gratidão mobiliza praça de Fortaleza
Por Mariana Bezerra, direto de Fortaleza
Quatro amigos, generosidade e disposição. Esses foram os ingredientes principais para a realização da 1ª Feira Grátis da Gratidão de Fortaleza. A iniciativa que aconteceu no final de semana, dias 13 e 14 de julho, lotou uma das praças mais famosas da cidade, a Praça dos Mártires, também conhecida como Passeio Público. E o Catraca Livre esteve por lá, para acompanhar tudo de perto e mostrar para você.
Com o lema “Levem o que quiserem ou nada, e peguem o que quiserem ou nada”, o evento que incentiva o desapego aos bens materiais e imateriais recebeu mais de 2,2 mil confirmações de presença no Facebook.
“A feira é outra forma de ocupar os espaços da cidade, de rever as possibilidades de relação comigo, com o outro, com o mundo e com os próprios bens materiais que possuímos”, explica um dos organizadores, Fidel Machado, 23.
- Decoração de Natal do Shopping Center Norte celebra os seus 40 anos e a conexão com a Zona Norte
- Santo André realiza 1ª Mostra Andreense de Música Popular a partir desta quarta-feira
- Santo André recebe Roupa Nova, Arnaldo Antunes e Inimigos da HP na Feira da Fraternidade
- Programação infantil agita o Cine Theatro Carlos Gomes neste sábado
Fidel disse ainda que a ação já acontece em diversas cidades do país e do mundo, e a ideia de trazê-la para Fortaleza surgiu quando ele participou de uma edição da feira em Campinas/SP.
Segundo Suzana Goes, 59, a tarde foi mais divertida graças ao evento. A advogada, que era só alegria segurando um relógio de mesa que encontrou entre as doações, afirmou que daqui para frente será frequentadora assídua da feira.
“A ideia é fantástica, eu tenho uma filha que é artista plástica e sempre participa de iniciativas interessantes pela cidade, foi assim que eu fiquei sabendo, através dela. Chegamos aqui com muitas coisas, estendi uma toalha, coloquei tudo em cima, logo já não tinha mais nada… essa troca é muito divertida”, acrescenta.
Na ocasião, era possível ver como os fortalezenses adotaram o espírito da coisa. Nos bancos da praça, encontrava-se de tudo: roupas, filmes, livros, bolsas, plantas e até comida. Já outros espaços, eram reservados para doações de bens imateriais como, massagens, aulas de slackline, partidas de xadrez, abraços grátis, orientação para confecção de cadernos artesanais e também leitura de Tarot, dentre outros.
Para Sara Regina, 23, a proposta da ação é novidade. Convidada por amigos, ela diz, animada, que nunca ouviu falar de nada parecido, mas que se encantou ao chegar no local. “Eu estou adorando. Encontrei coisas super legais, até livros que eu não achava em nenhum lugar. Estou levando pra casa ‘O Conde de Monte Cristo’, e queria muito esse livro”, comemora.
Estiveram à frente da primeira edição da Feira Grátis da Gratidão de Fortaleza: Fidel Machado, Fabrício Leomar, Augusto Cesar e Karine Aderaldo. A intenção do grupo é dar continuidade ao evento mensalmente. Veja imagens do evento e já comece a separar suas doações, porque em agosto tem mais!