20 cachorros que não têm ideia do próprio tamanho
Animais de grande porte são sinônimo de muita ração, muitos pelos e muito amor. Mas quem já teve um cachorro desses em casa sabe que às vezes eles se esquecem do próprio tamanho.
Veja as fotos e confira abaixo dicas para cuidar de cachorros grandes.
Quem responde é Andressa Felisbino, veterinária da DrogaVET.
- Alter do Chão: 3 passeios que você não pode deixar de fazer
- Dá pra levar o doguinho de busão? Sim, cachorro viaja de ônibus! Veja as regras
- Milhas em cada compra do seu dia a dia: até o pet entra no jogo! Saiba como
- Conheça 8 profissões lucrativas que não precisam de faculdade
1. Quais são os principais cuidados com cachorros de grande porte?
Os cães de grande porte sofrem muito com dores articulares, portanto é necessário ficar atento, pois eles crescem muito rápido e as articulações precisam suportar seu peso. Os donos de cães de raça de porte maior, precisam ficar atentos, por exemplo, ao piso que o cão passa a maior parte do tempo, para que não seja liso. Além disso, são animais com bastante energia e necessitam de exercícios constantes, mas cuidado para não exagerar na brincadeira.
Outra dica importante é oferecer uma ração balanceada, de boa qualidade e com boa quantidade de cálcio, para o cachorro não engordar demais e forçar as articulações. Um problema que pode afetar os cães é a torção gástrica, por isso, o ideal é dar ração duas vezes por dia, em pequenas quantidades, evitando possíveis problemas gástricos. Além disso, não deixe de levar seu animal de estimação ao veterinário para tomar as vacinas necessárias e realizar vermifugação.
2. Eles precisam tomar banho com mais frequência? Qual é a intensidade indicada?
Ter cuidados na hora do banho são muito importantes para evitar acidentes, pois os cães são pesados e grandes. Se o dono optar por levar o cachorro para tomar banho em um pet shop, o ideal é escolher um estabelecimento que tenha escada para banheira e com piso antiderrapante.
A frequência dos banhos depende muito da pelagem do animal e do ambiente em que vive. Banhos em excesso tiram a proteção da pele e podem causar dermatites. O ideal seria uma vez ao mês, mas sempre escovando para a retirada de pêlos mortos.
3. Eles precisam passear com mais frequência?
Mesmo que o cão more em casa com quintal grande, é muito importante que o proprietário passeie e brinque com o animal, pois eles possuem muita energia e é fundamental que o pet também se socialize com outros cães, odores e barulhos. É recomendado passeios de, no mínimo, uma hora de exercício por dia para que o cão esteja saudável e feliz. Cachorros que passeiam mais, são confiantes, latem menos, não atacam tudo que encontram pela frente e também estão menos sujeitos à obesidade.
4. Qual é o modelo de coleira mais indicado?
O importante é que a coleira não restrinja os movimentos e nem enforque o animal. A coleira ideal seria a peitoral, que pode ser usada em todas as raças. É fundamental lembrar que a coleira é somente uma guia, sendo necessário também um treinamento com o cão. As guias de couro são mais aconselháveis, tem mais durabilidade e não machucam as mãos do dono.