2015 foi o ano mais quente já registrado no planeta, diz Nasa

Os dados são da agência espacial americana (Nasa) e da agência de oceanos e atmosfera dos EUA (Noaa)

Por: Redação

A sequência de meses no ano passado com altas temperaturas confirmou as expectativas: 2015 foi o ano mais quente já registrado na história. Dos 16 anos mais quentes desde 1880, quando começaram os registros, o mais antigo é 1998 e os outros 15 são do século 21.

As informações foram divulgadas pela agência espacial americana (Nasa) e pela agência de oceanos e atmosfera dos EUA (Noaa). A temperatura média global no passado foi 0,9°C mais alta que a média apresentada no século 20 (13,9°C). A temperatura é ainda 0,16°C mais quente que em 2014, que também já tinha quebrado esse recorde, com 0,74°C a mais.

Crédito: Roger G HowardA temperatura global no passado foi 0,9°C mais alta que a média do século 20

De acordo com pesquisas, um dos principais responsáveis pelo novo recorde é o El Niño, fenômeno natural e cíclico causado por um aquecimento das águas do Pacífico e que modifica o clima em várias partes do mundo, inclusive provocando temperaturas altíssimas.

O El Niño de 2015, que ainda não terminou, está entre os três mais fortes já registrados, junto aos de 1982 e 1997. Outro fator é o aquecimento global, provocado pela ação humana.

Compartilhe:

Tags: #Nasa
1
Moda e consumo consciente na periferia: conheça o Brechó do Barulho
A periferia domina a moda sustentável. O movimento de trocar e emprestar sempre esteve presente nas quebradas de todo o …
2
Djonga, Criolo e Cynthia Luz comentam ‘volta’ do AI-5
A Catraca Livre e o rapper V.A.L.E, do grupo MR-13 e Batalha da Matrix, colaram no Festival Sons da Rua, …
3
Podemos decide expulsar o deputado Marco Feliciano do partido
A diretoria do partido Podemos em São Paulo decidiu na segunda-feira, 9, expulsar o deputado federal Pastor Marco Feliciano da …
4
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
5
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
6
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
7
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
8
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …