2ª Mostra Ecofalante: a contaminação nossa de cada dia

Penúltimo dia da mostra de cinema ambiental traz à baila a questão de como diferentes contaminações químicas interferem na saúde pública mundial

O enorme vazamento de petróleo no Golfo do México, em 2012, e o desastre da usina nuclear de Fukushima, em 2011, colocaram em risco a vida de milhões de humanos e animais. Acidentes como esses foram e serão sempre encarados como falhas, mas quantas pessoas param para pensar que  o mundo está cada vez mais suscetível a tragédias desse tipo?

Quanto mais desenfreada e descuidada for a busca pela evolução industrial e energética, maior o risco de a humanidade ter que aprender a lidar com a ameaça de vários tipos de contaminação. Pelo menos é isso que propõe o debate “Contaminação e Saúde Pública“, que acontece nesta quarta, 29, como parte da programação da 2ª Mostra Ecofalante de cinema ambiental.

A discussão acontece no Cine Livraria Cultura, depois da exibição do filme Petróleo: O Grande Vício (The Big Fix/ Josh Tickell e Rebecca Harrell/ EUA/FRANÇA/ 2011/ 90′), que começa às 19h. O documentário mostra o que aconteceu depois que o grande vazamento do golfo foi “concluído” para a imprensa mundial. O diretor Josh Tickell será um dos presentes no debate. Ao seu lado estarão Paulo Saldiva, cientista que pesquisa os impactos da poluição urbana na saúde dos cidadãos  e chefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, e Nelson Gouveia, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do Grupo Temático de Saúde e Ambiente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

Confira no vídeo abaixo o trailer de Petróleo: O Grande Vício.