3 formas de ajudar as escolas ocupadas em São Paulo

11/12/2015 16:26

Na última semana, as ocupações de escolas que começaram no estado de São Paulo passaram a se espalhar por todo o Brasil. Até o momento, já são três escolas ocupadas em Goiás e duas no Espírito Santo.

Em São Paulo, estudantes de escolas estaduais pedem que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) cancele definitivamente a chamada “reorganização escolar”.

Alunos protestam contra reorganização do ensino
Alunos protestam contra reorganização do ensino

Está procurando formas de ajudar os alunos que lutam pela educação e não sabe como? Separamos três iniciativas para você colaborar:

1- Fechando as contas da Virada Ocupação

A Virada Ocupação ferveu as escolas e praças de São Paulo. O evento, que reuniu artistas como Criolo, Karina Buhr e Maria Gadú, aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro em apoio aos estudantes que ocuparam escolas em todo o estado de São Paulo.

No entanto, os produtores que trabalharam voluntariamente durante o evento arcaram com alguns custos de última hora, como uma ambulância e banheiros químicos. Por isso, os voluntários precisam de ajuda para cobrir esses gastos. Faça sua contribuição aqui. Para ver a relação das notas fiscais, clique aqui.

2- Doando alimentos, produtos de higiene e de limpeza aos alunos que ocuparam as escolas; veja exemplo abaixo

Ocupação E. E. Fernão Dias Paes (acompanhe a fanpage aqui)
Estão precisando de alimentos para o café da manhã, como pão, frios e leite.
Endereço: Av. Pedroso de Moraes, 420

3- Ajudando plataforma que atende pedidos extracurriculares de estudantes 

A plataforma Quero na Escola! coleta o que estudantes querem aprender além do que já está previsto no currículo e cadastra voluntários que podem ajudar.

Uma página no site de financiamento coletivo Catarse foi criada para que a rede de alunos atendidos pela iniciativa seja maior. A meta é atender estudantes de 100 escolas das cinco regiões do Brasil até o final do primeiro semestre de 2016. Ajude aqui.