300 mil orelhões terão sinal de wi-fi no pais

Anatel vai estudar modelos de funcionamento e métodos de tarifação do serviço, planejado para 2015

Por: Redação | Comunicar erro

O Brasil já tem mais de uma linha de celular por habitante e 53% dos aparelhos vendidos no país são smartphones. Diante disso, qual o futuro dos orelhões? Virar pontos de wi-fi gratuito? Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), sim.

clovis silveira
Dos cerca de milhão de orelhões no país, 400 mil serão desativados e 300 mil modernizados. O restante permanecerá em áreas onde o telefone público é bastante usado.

A agência informou recentemente que pretende “modernizar” cerca de 300 mil telefones públicos de calçada, transformando-os em hotspots de wi-fi. Atualmente há aproximadamente 1 milhão de orelhões no país. Segundo os planos, 400 mil (40% do total) serão desativados. O restante (30%) será mantido em áreas onde os telefones ainda são bastante usados.

Ainda não se sabe como vai ser o serviço e qual modelo será usado – no Rio de Janeiro há um projeto piloto e em Florianópolis alguns orelhões fornecem 15 minutos de internet gratuita. Segundo a agência, ainda é preciso estudar um método de tarifação, o formato de utilização do sistema e decidir quem vai instalar o wi-fi.

A mudança ocorrerá na revisão do contrato de concessão e a consulta pública começa em março de 2014. Os novos orelhões entrariam em funcionamento entre 2015 e 2016.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …