3ª Mostra Ecofalante: primeiro dia chega com debate sobre convívio social, produção e consumo

Sexta-feira traz exibição de filmes voltados para o tema da economia, que discutem a relação entre recursos naturais, direitos humanos e modos de produção

Desde a revolução agrícola o homem desenvolveu técnicas variadas que lhe permitiam usar a terra a seu favor. Aprendeu também a usar em seu proveito diversas espécies de animais e, mais recentemente, a explorar outros homens para conseguir acumular os bens, produtos e ruiquezas que desejar. E esse processo histórico pode explicar as relações de consumo da sociedade moderna.

Esse é o contexto com o qual trabalha a temática “Economia” da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Nesta sexta, 21, o evento tem seu primeiro dia de programação, com filmes e debates. O destaque fica por conta de “Febre do Ouro”, produção norte-americana dos diretores Andrew Sherburne, JT Haines e Tommy Haines.

O filme testemunha a chegada da mineradora Goldcorp Inc a uma aldeia remota da Guatemala. Presas na mira de um frenesi mundial pelo ouro, três moradoras locais, Diodora, Crisanta e Gregoria, tentam resistir à ameaça a suas terras ancestrais.

Após a exibição do filme, que acontece às 19h no Cine Livraria Cultura, haverá um debate com Andrew Sherburne.

Assista ao trailer no vídeo abaixo.