42% dos homens afirmam que violência ocorre porque mulher provoca

Ainda hoje, é alta a porcentagem de brasileiros que busca justificar a violência sexual. De acordo com dados da pesquisa “Violência Sexual – Percepções e comportamentos sobre violência sexual no Brasil”, feita pelo Instituto Patrícia Galvão e pelo Instituto Locomotiva, 67% dos participantes acreditam que o assédio acontece porque os homens não conseguem controlar seus impulsos.

Já 58% dos consultados pelo levantamento colocaram a “culpa” no álcool ou nas drogas e 32% creditaram a violência sexual à presença de “problemas mentais”. Segundo o Estadão, a pesquisa foi realizada em julho de 2016 e ouviu mil pessoas de ambos os sexos.

67% acreditam que o assédio acontece porque os homens não conseguem controlar seus impulsos
Créditos: unknown
67% acreditam que o assédio acontece porque os homens não conseguem controlar seus impulsos

Entre os homens, 42% afirmaram que o abuso ocorre porque as mulheres provocam. Ao mesmo tempo, 69% das participantes associaram a violência ao machismo. Em relação ao estupro, 97% dos participantes concordaram que nenhuma mulher merece ser estuprada, independente de estar “sóbria, chapada, vestida ou pelada”, e que sexo sem consentimento é sempre estupro.

Metade dos entrevistados, ou 49%, avaliam que a grande parte dos estupros acontece dentro de casa e 64% concordaram que o agressor muitas vezes é conhecido, como colega de estudo ou de trabalho.

Leia o conteúdo na íntegra.