43% dos brasileiros evitam parques por falta de infraestrutura
Com mais de 100 parques, São Paulo vai muito além do estereótipo de ‘cidade cinza‘ que costumeiramente associam à maior cidade do país.
Apesar disso, um levantamento inédito realizado pela Instituto Semeia, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, constatou que 43% dos entrevistados não visitam parques urbanos (áreas públicas com muito verde dentro das cidades) por problemas de infraestrutura (falta de segurança, banheiros e instalações ruins,má iluminação, impossibilidade de frequentar à noite, falta de equipamentos de lazer).
A pesquisa ouviu 815 pessoas com idade entre 16 e 70 anos, homens e mulheres, de 6 regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Manaus e Brasília).
- Viagens baratas para casais: 5 destinos incríveis no sudeste
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- Costa das Baleias: 4 destinos para conhecer e se encantar
- Conheça o Parque do Descobrimento, um passeio imperdível no Sul da Bahia
Pesquisa confirma o alto nível de conhecimento da população em relação aos parques urbanos
O percentual de pessoas que mostraram ter conhecimento espontâneo desses lugares é superior a 90%, em todos os níveis de escolaridade e idade.
Em relação à motivação para visita a áreas verdes urbanas, merece atenção os itens descanso, lazer e atividades esportivas:
Parques naturais
Quanto a parques naturais (grandes áreas demarcadas pelo governo para conservação do meio ambiente), dentre as barreiras de visitação, fatores como custo e a distância são os principais empecilhos (62%).
Os motivos da vistação são os mais diversos: mostrar a natureza para os filhos 32%, contato com a natureza (trilhas, cachoeiras, avistamento e fauna) 32%, conhecer algum atrativo famoso do parque (cachoreira, caverna e fauna) 20%, entre outros.