5 provas de que As Meninas Superpoderosas são feministas
Texto escrito por Carina Caldas e publicado no Superela
As Meninas Superpoderosas era meu desenho favorito na infância, mas sempre que passa uma reprise na TV eu paro tudo para assistir. Diferentemente dos programas da época, as aventuras de Florzinha, Lindinha e Docinho levantavam questões revolucionárias sobre machismo e identidade de gênero. De alguma forma ou de outra, a série plantou uma sementinha feminista em cada criança da década de 90.
É verdade que a competitividade feminina fazia uma aparição especial em alguns episódios, mas no fim do dia, sempre vinha a lição de moral de que as mulheres avançam mais se avançarem juntas.
Lições do feminismo segundo As Meninas Superpoderosas
1. Ser vaidosa não te faz menos feminista
Ninguém vai revogar a sua carteirinha de feminista se você decidir alisar o cabelo, pintar as unhas ou se vestir todinha de rosa. É importante lembrar sempre que você não é obrigada a nada. O feminismo luta sim para impedir que certos padrões estéticos sejam impostos às mulheres, mas isso não significa que você precisa abandonar toda a sua rotina de beleza.
- Filha de sacoleira, empresária cria projeto para dar oportunidade a meninas periféricas
- 5 filmes da Netflix que são baseados em fatos reais e você não faz ideia
- Adotar um pet é tudo de bom e nós te damos 5 bons motivos!
- Menina sofre injúria racial em praia no RJ: ‘Nunca vi sereia preta’
Faça o que for conveniente e confortável para você. Inclusive, as feministas também estão liberadas para emagrecer, ok? Como eu já disse nesse texto aqui, empoderador mesmo é ter autonomia sobre seu próprio corpo e fazer com ele o que você quiser.
2. Nem sempre a mãe precisa assumir o papel de dona de casa
Nesse universo de animação e fantasia, o Professor Utônio é o cientista e pai responsável pela criação das meninas, no caso em ambos os sentidos. Como As Meninas Superpoderosas vieram de um acidente envolvendo açúcar, tempero, tudo que há de bom e elemento X, elas obviamente não têm mãe.
Um pai que cuida das filhas não faz mais do que sua obrigação, especialmente quando ele é o único adulto da casa. Mas, se tratando de um desenho infantil, é importante notar o valor de como eles tratam esse comportamento com normalidade. Inclusive, muitas vezes o Professor aparece usando vestidos e maquiagem e as meninas parecem não se importar.
Continue lendo aqui: 5 provas de que As Meninas Superpoderosas são feministas