7 capas falsas usadas para disseminar fake news na política

Na última semana, uma capa falsa da revista francesa “Charlie Hebdo” com Lula apalpando a Justiça viralizou. A imagem, que já havia sido disseminada em 2016, é falsa. Para relembrar outras fake news que usaram capas de jornais e revistas para circular, o Boatos.org (parceiro do Catraca Livre) fez uma lista; confira:

1) Lula e a “Justiça” na Charlie Hebdo
A capa chocou muito alguns e empolgou tantos outros em 2016 e 2018. Porém, é montagem. Confira mais detalhes aqui.

2) A mesma capa, só que com Renan Calheiros
Alguns meses depois da “capa de Lula”, começou a circular a “capa com Renan”. O tema era o mesmo. Só mudou o personagem. Confira mais aqui.

3) Charlie critica os “artistas da Rouanet”
A revista também, de acordo com as fake news, teria mirado os artistas. A prova é a capa com os artistas do filme “Aquarius”, que existe só na imaginação da mente brilhante que a inventou. Confira.

4) “The Economist” elege Lula como o mais corrupto
Lula é figurinha carimbada não só no Brasil, como no mundo todo (principalmente das fake news). A prova é esta “capa” da “Economist” que aponta que ele seria o “mais corrupto do mundo”. Confira detalhes da farsa aqui.

5) Moro ilustra a capa da “Time”
Com exceção de Lula, o nome mais famoso nas capas fakes é o do juiz Sérgio Moro. Nesta (acompanhada de uma história sobre Dilma), ele teria estampado a capa da revista “Time”. Será? Confira o nosso desmentido aqui.

6) “Veja” detona Moro na capa
Nem só de homenagens vive o homem, não é mesmo? Um dia, idolatrado. No outro, criticado. Com Moro não é diferente. Desta vez, uma capa da “Veja” o teria detonado. Que bom (para o juiz) que é só mais uma capa fake. Confira.

7) Joaquim Barbosa pede “PT não”!
Antes de Moro, o queridinho do Judiciário era o ex-ministro Joaquim Barbosa. Tanto que, em 2014, uma capa falsa apontava que ele teria pedido para as pessoas “não votarem no PT”. Como é de se imaginar, trata-se de mais um fake; leia aqui.

  • Leia também: