7 dicas para você não cair em fake news
Informação falsa pode ser muito perigosa, principalmente em anos de eleição
Com todos os acontecimentos políticos que tivemos no Brasil nos últimos anos, as fake news têm se tornado um problema cada vez mais sério. Na última semana, por exemplo, houve um boato de que a pedofilia entraria para a sigla LGBT, o que foi compartilhado por pessoas públicas como Carlos Bolsonaro e Danilo Gentili e que, claramente, era mentira.
Esse tipo de informação falsa pode ser muito perigosa, principalmente em períodos importantes, como a eleição. Por isso é extremamente importante que a gente verifique os conteúdos que reproduzimos por aí. Para fugir das fake news, confira algumas dicas de como conferir se uma notícia é verdadeira ou não!
Dicas para não cair em fake news:
- Black Friday da viagem: cuidados essenciais para não cair em golpes e ciladas
- Paris sem clichê: 5 coisas que você não imaginava sobre a cidade
- Dicas de viagem para o Canadá: o guia que você não sabia que precisava!
- 6 dicas para estudar atualidades para vestibular da USP e Enem
1. Desconfie de veículos desconhecidos
Os veículos tradicionais – como o rádio, a televisão e os jornais impressos – têm passado por um momento de muita desconfiança por parte do público, principalmente depois que o acesso à internet se expandiu. Pelas redes sociais, nós começamos a perceber que uma notícia pode ser muito mais complexa do que aquilo que esses meios de comunicação nos mostravam, mas isso não significa que a gente deva ir atrás apenas de sites desconhecidos para nos informarmos. Afinal, existem vários portais que não são tão populares ainda e que são verídicos, mas existem diversos falaciosos também. Se você viu uma notícia em um site suspeito, desconfie!
2. Verifique se a notícia já saiu em outros portais
Essa dica pode te ajudar com a primeira. Viu a notícia em portal que você nunca ouviu falar? Procure onde mais ela já saiu. Se algum fato muito marcante acontecer, você pode ter certeza que ele será anunciado em vários veículos. Não confie apenas em um site, porque dificilmente algo muito importante vai ser relatado apenas em um lugar.
3. Tome cuidado com os grupos do WhatsApp
Continue lendo aqui: 7 dicas para não cair nas Fake News
Texto escrito por Ana Clara Barbosa e publicado no Superela.