7 livros juvenis com temática LGBT que você precisa ler

Ao mesmo tempo que o preconceito contra homossexuais está diminuindo no Brasil e no mundo, a literatura gay ou melhor dizendo a literatura com temática LGBT, já que não existe livros para gays ou para heteros,  também está ganhando espaço nas prateleiras das livrarias no Brasil.

Estas obras deixaram de ser obras de guetos, com conteúdo apenas eróticos e passam a abordar temas como fantasia, drama ou romances, onde os protagonistas são gays, lésbicas ou trans. Onde os leitores podem se identificar com personagens que beijam, se apaixonam ou se decepcionam com outros garotos e garotas.

Não vou dizer que há centenas ou milhares de livros com esta temática no mercado, mas com certeza já existe uma grande quantidade que vai fazer com que você passe dias e mais dias se identificando, ou não, com cada um dos personagens. Mas para que você saiba por onde começar, qual livro escolher, montei uma listinha com os 7 livros que já li e que na minha opinião são os mais legais sobre o assunto e que provavelmente você irá curtir.

Vamos nessa? Depois me diga o que você achou desta lista, deixando um comentário.

1- NÃO EXISTE AMOR ERRADO

 
A escola pode ser um lugar complicado para qualquer adolescente, mas para um adolescente gay, ela pode ser ainda pior. Nando, Lipe, Caio e Júlia são quatro amigos que estão concluindo o ensino médio e precisam aprender a lidar com o preconceito, o julgamento e a agressividade dos outros alunos. Com coragem, amizade e, às vezes, muito humor, eles acabam descobrindo a ‘dor e a delícia’ de ser quem são. Mas, e se em meio a tudo isso, um deles se apaixonar pelo garoto mais gato da escola? E se esse garoto for heterossexual? Será que, no amor, vale tudo? Será que realmente não existe amor errado?
(Aharom Avelino, Editora Metanoia)

2- O TERCEIRO TRAVESSEIRO

 
Este livro busca contar a história de Marcus, um jovem comum da classe média paulistana. Com o melhor amigo Renato, descobre o amor e compreende que os dois precisarão encontrar o equilíbrio entre o que sentem e o que a família e a sociedade esperam deles, até que um terceiro personagem aparece.
(Nelson Luiz de Carvalho, Edições GLS) 

3- DOIS GAROTOS SE BEIJANDO

Do mesmo autor do best-seller Will & Will e Todo dia. Do lado de fora da escola, ao ar livre, rodeados por câmeras e por uma multidão que, em parte apoia e em parte repudia o que estão fazendo, Craig e Harry estão tentando quebrar o recorde mundial do beijo mais longo. Craig e Harry não são mais um casal, mas já foram um dia. Peter e Neil são um casal. Seus beijos são diferentes. Avery acaba de conhecer Ryan e precisa decidir sobre como contar para ele que é transexual, mas está com medo de não ser aceito depois disso.

Cooper está sozinho. Passa suas noites em claro, no computador, criando vidas falsas online e seduzindo homens que jamais conhecerá na vida real. Mas quando seus pais descobrem seu passatempo proibido, o mundo dele desaba. Cada um desses meninos tem uma situação diferente. Alguns contam com o apoio incondicional da família, outros não. Alguns sofrem com o bullying na escola, outros, com o coração partido. Mas bem no centro de todas essas histórias paralelas está o amor. E, através dele, a coragem para lutar por um mundo onde esse sentimento nunca seja sinônimo de tabu.
(David Levithan, Galera Record)  

Confira a relação completa no Portal Ligação Teen