7 obras de arte e artistas que abordam o tema indígena
A história dos índios encanta a sociedade tornando-se, muitas vezes, objeto de estudos e de inspiração. São incontáveis os artistas que utilizam seus talentos para representar a cultura indígena, como fotógrafos, músicos, pintores, escritores e cineastas.
Neste Dia do Índio, considerado internacionalmente em 19 de abril, o Catraca Livre fará uma série de reportagens envolvendo o assunto. A data, definida em 1940 no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, tinha como objetivo debater assuntos relacionados às comunidades indígenas de cada país.
Veja abaixo artistas e/ou obras de arte que abordam o tema indígena:
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
1. “Nozani-ná” – Heitor Villa-Lobos
A música – realizada por Heitor Villa-Lobos e interpretada por Milton Nascimento (além de outros artistas) – é baseada em um canto dos índios Parecis da Serra do Norte, no Mato Grosso. O compositor é conhecido por ter revolucionado a música clássica no país, principalmente por utilizar culturas regionais brasileiras como elementos das canções.
2. Primeiro Contato: Tribo Perdida da Amazônia
Disponível no Netflix, o documentário dirigido por Angus Macqueen retrata os índios Sapanawa, previamente isolados na Amazônia. No filme, um antropólogo investiga os massacres que a comunidade está sofrendo e como o contato com estranhos transformou o estilo de vida da tribo.
3. Jaider Esbell
Da etnia Makuxi, o artista viveu na Terra Indígena Raposa – Serra do Sol, em Roraima, até os 18 anos. Já na capital Boa Vista, em 2013, ele começa a pintar e participar de exposições. Jaider Esbell, então, inicia uma colaboração com obras e experiências relacionadas a arte indígena contemporânea para abrir seu ateliê “Galeria de Arte Indígena Contemporânea”, voltada para o coletivo e a prestação de serviços culturais. Em 2016, com outros dois indígenas, ele recebeu indicação ao Prêmio PIPA – maior prêmio da arte contemporânea brasileira.
4. Cranio
Fabio de Oliveira Parnaiba, conhecido como Cranio, começou a cobrir os muros com grafite em 1998. Nascido na zona norte de São Paulo, o artista tem os índios como símbolo de seu trabalho, por querer um personagem com “a cara do Brasil”. Estes, representados em azul, trazem à tona questões contemporâneas importantes relacionadas ao consumismo, à identidade e ao meio ambiente.
5. Claudia Andujar
Conhecida por suas fotografias dos índios Yanomami, Claudia Andujar tornou-se uma das maiores ativistas e artistas a lutar pelos direitos indígenas. Ela recebeu diversos prêmios por suas obras, além de ter fundado a Comissão Pró-Yanomami – organização sem fins lucrativos.
6. Diários da Floresta – Betty Mindlin
Escrito pela antropóloga Betty Mindlin, o livro narra as viagens que fez às aldeias Suruí Palter, em Rondônia, entre 1979 e 1983. Os relatos foram feitos logo após o primeiro contato destes índios com o colonizador branco e revelam detalhes do cotidiano da comunidade indígena.
7. O Abraço da Serpente
O filme, lançado em 2016, retrata dois exploradores que precisam da ajuda do último sobrevivente de uma tribo indígena para buscar plantas medicinais. O longa-metragem foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ganhou diversos prêmios.
- Veja também: