8 dicas para pular o Carnaval sem prejudicar o meio ambiente
Por 350.org Brasil
Ei, você aí! Que tal deixar o seu Carnaval mais sustentável esse ano? Sem deixar a animação de lado, claro. Às vésperas do feriadão, muitas pessoas já devem estar se preparando para viajar ou acompanhar os blocos da própria cidade. Se você é uma delas, seja para onde for, saiba que é possível aproveitar o Carnaval e também cuidar do nosso planeta.
Apenas precisamos colocar em prática atitudes que sejam mais conscientes. E não tem hora pra começar (mas vê se não demora – o planeta agradece!). Então, antes de fechar a mala, confira nossas dicas que vão ajudar você na missão Carnaval sustentável.
Dicas para um Carnaval sustentável:
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
- Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial
- 1. Vai ter glitter biodegradável? Vai, sim senhor!
Essa é uma das grandes apostas para o Carnaval desse ano. O glitter faz parte da fantasia e da maquiagem, mas mesmo aparentando ser tão inocente, ele é um tipo de microplástico, que leva anos para se desintegrar – fora o risco de contaminar o solo, de entupir bueiros, ou ainda de se acumular nos mares, impactando a vida marinha. Mas, felizmente, você não precisa dizer adeus ao brilho! Diversas marcas já estão fabricando glitter biodegradável. O “brilho ecológico” pode levar em sua composição algas, gelatina incolor, corantes vegetais, entre outros materiais. Para saber se você está comprando produtos que possuam microplásticos, a dica é observar bem os rótulos. Se você encontrar palavras como polyethylene ou microbeads, pode ter certeza que tem microplásticos na composição.
- 2. Confetes naturebas
Confetes e serpentinas são outros apetrechos que não faltam durante o Carnaval. Mas vamos combinar que é bem improvável que todo aquele papel vá para reciclagem. Os confetes são pequenos e ainda podem ficar molhados, o que dificulta esse processo. Acabam indo para o mar ou bueiros. Mas, com uma alternativa divertida e sustentável é possível reverter essa situação!
Os confetes naturais podem ser feitos com folhas e flores secas. Também são coloridos e não vão impactar o meio ambiente. Basta juntar as folhas ou pétalas e usar um furador de papel para cortar no formato dos confetes. É fácil e divertido. Chame @s amig@s pra fazer com você! Quanto mais tipos diferentes vocês encontrarem, mais colorido vai ficar o Carnaval. Aí é só cair na folia!
- 3. Fantasia reciclada
Fantasia é um dos itens indispensáveis para muitos foliões. É possível encontrar roupas que sejam feitas de materiais reciclados, mas uma alternativa mais fácil é tentar reaproveitar uma fantasia que você ou que @ amig@ já tenha usado. Com pequenos ajustes você pode customizar com o seu toque pessoal. Economia para o bolso e menos lixo no mundo.
- 4. Dá também pra economizar energia…
Você provavelmente vai ficar vários dias fora de casa. Uma ótima oportunidade para economizar energia por lá. Lembre-se de apagar as luzes e tire os aparelhos da tomada. Isso pode significar uma economia de aproximadamente 20% de eletricidade.
.… e água!
Vários municípios estão passando por uma crise hídrica. Por isso, independente da cidade que você vai passar o Carnaval, procure tomar banhos curtos e não desperdice água. Alguns blocos usam mangueiras para refrescar os foliões, o que não contribui para um consumo consciente da água, né? Não siga esse exemplo!
- 5. Carona amiga
Pode ser que você tenha que viajar de avião, mas, se você vai realizar viagens terrestres, opte pelo ônibus ou evite ir com o carro “vazio”. Combine com @s amig@s ou familiares que irão com você para irem no mesmo carro. Programar a saída para horários de menos trânsito também ajuda. Evitando a marcha lenta vocês irão consumir menos combustível e, consequentemente, emitir menos carbono.
Não esqueça de manter a revisão do carro em dia. Você sabia que pneus calibrados e alinhados podem garantir uma economia de até 20% do combustível?
- 6. Blocos sustentáveis
Vale a pena ficar de olho na programação do Carnaval. Muitos blocos estão pegando a onda sustentável e trazendo ideias diferentes para os foliões. Em São Paulo, por exemplo, durante os dias 3 e 18 de fevereiro, um chuveiro de glitter 100% ecológico vai ocupar o Largo da Batata, em Pinheiros. Já no Rio de Janeiro, os tradicionais blocos Céu na Terra e Sargento Pimenta realizaram o cortejo pré-Carnaval Quero Verde Perto, que uniu folia e consciência ecológica.
- 7. Lixo no lixo – e no lixo certo
Básico, né? Mesmo assim, o lixo é um dos reis do Carnaval. A quantidade de lixo acumulado nas calçadas é enorme, aumentando a chance de entupir bueiros e o risco de enchentes. Sempre que puder, procure descartar o seu lixo nas lixeiras apropriadas. Infelizmente, não é todo lugar que possui lixeiras próximas ou estação de coleta seletiva. Mas tente, então, se programar para levar um saco de lixo para descartá-lo em um local mais apropriado. Vale a pena o esforço!
- 8. De olho no pique!
O seu corpo também merece cuidados especiais para aguentar o pique do Carnaval. Não deixe de fazer refeições balanceadas e saudáveis. Beba muita água, de dois a quatro litros por dia, e não fique muito tempo sem comer, ainda mais se você vai consumir bebidas alcoólicas.
E aí, vai aproveitar essas dicas para deixar o seu Carnaval sustentável? Use a #CarnavalSustentável e mostra pra gente. Não esqueça também de compartilhar as dicas com @s amig@s!
- Leia mais: