800 mil usam petições para ajudar vítimas de terremotos no México

Em parceria com Change.org (Oficial)
21/09/2017 17:21

Duas semanas após um terremoto de 8,2 graus na escala de Richter, a população do México foi vítima de mais um desastre: um tremor de grandes proporções ocorreu na última terça, dia 19 de setembro, próximo à capital do país, Cidade do México. Até o momento, foram identificados 224 mortos e o número de desaparecidos ainda é incerto.

Voluntários da Cruz Vermelha ajudam a procurar vítimas do terremoto no México
Voluntários da Cruz Vermelha ajudam a procurar vítimas do terremoto no México

Apesar do desastre, os mexicanos estão empenhados em ajudar vizinhos, amigos e até desconhecidos de todas as maneiras. Em 48 horas, cerca de 200 petições foram criadas na Change.org pedindo doações para vítimas, exigindo que o dinheiro de fundos partidários seja direcionado para ajudar os afetados e apontando locais históricos que hoje estão destruídos e precisam de reconstrução.

Leia a página do Movimento #FuerzaMéxico

Mais de 800 mil pessoas já assinaram mobilizações em prol dos afetados pelos terremotos. Estas petições estão reunidas em um Movimento, o #FuerzaMexico, cujo objetivo é “ter canais de comunicação entre a sociedade civil, instituições públicas e as empresas privadas” para facilitar o trabalho em conjunto em prol dos mexicanos.

O maior abaixo-assinado até agora teve o apoio de 550 mil pessoas, e solicita que o Instituto Nacional Eleitoral mexicano doe a verba que seria destinada aos partidos políticos, equivalente a R$ 1,2 milhão, para pessoas prejudicadas pelos terremotos ocorridos neste mês.

“Muitas pessoas, famílias e crianças ficaram em condições críticas”, escreveu o criador do abaixo-assinado, o mexicano Alfredo Aguirre. “Não é justo destinar tanto dinheiro aos partidos se milhares de mexicanos estão sofrendo.”

Confira a petição: www.change.org/INEdonen

Região afetada pelo terremoto no México
Região afetada pelo terremoto no México

Outro abaixo-assinado pede que o Instituto Tecnológico de Monterrey, um centro educacional na região norte do México, doe o dinheiro arrecadado durante um evento de inovação, que ocorrerá no fim do mês, a grupos como a Cruz Vermelha e outros de apoio às vítimas.

“Sabemos que este projeto é de grande importância para a instituição, mas estamos passando por um momento crítico na nossa história, diz Sebastián Morales, criador desta mobilização, que já conta com quase 150 mil assinaturas em prol da população mexicana afetada pelo terremoto.

  • Leia também: