84% dos brasileiros defendem a redução da maioridade penal
Pesquisa também mostra que grande parte da população acredita que a prisão aos 16 anos deve valer para todos os tipos de crime
Pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, indica que 84% dos brasileiros são favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O percentual variou pouco desde o último levantamento realizado sobre o assunto, o que demonstra uma forte inclinação da população pela mudança. Em 2015, por exemplo, os favoráveis chegaram ao patamar de 87%.
Já a mostra feita em dezembro do ano passado, além de indicar que a maioria da população continua apoiando a redução da idade, também revela que para 67% a condenação aos 16 anos deve valer para qualquer tipo de crime. Enquanto que para 33% apenas para determinadas ocorrências.
Os contrários a alteração, segunda as informações publicadas pela Folha, formam um grupo de apenas 14%. E os que não quiseram opinar correspondem a 2%.
- Bolsonaristas usam crianças como escudo humano em bloqueios. Isso é crime?
- Bolsonaro se justifica por dizer que ‘pintou um clima’ com venezuelana de 14 anos
- A merda que vai continuar no seu bolso se Bolsonaro for reeleito
- Empresários aliados de Bolsonaro defendem golpe caso Lula seja eleito
Em relação faixa etária ideal para uma pessoa ser presa no Brasil, o levantamento mostra que a maioria apoia que seja entre 16 e 17 anos, segundo 45% dos entrevistados. Já 28% acreditam que a reclusão aconteça entre 13 e 15. E 9% defendem uma idade ainda menor, a partir dos 12. Em contrapartida, para 15% a prisão deve ser decretada para jovens entre 18 e 21 anos.
A pesquisa Datafolha ouvir 2.077 pessoas em 130 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.