Miss Distrito Federal é a primeira negra a conquistar o título e a única a concorrer ao Miss Brasil 2015
Um dos jeitos que o Catraca Livre encontrou para colocar em pauta as questões que envolvem a data de hoje, Dia da Consciência Negra, é dar destaque para Amanda Balbino, 21 anos, a primeira negra a conquistar o título de Miss Distrito Federal.
Amanda também foi a única negra, entre as 27 candidatas, a concorrer ao Miss Brasil 2015.
“Fui a primeira negra vencedora do Miss Distrito Federal. Ao mesmo tempo que bate uma felicidade, fica uma sensação estranha por nunca uma outra mulher do mesmo tom de pele que o meu ter vencido. E o importante é que acho que consegui ‘dar o recado’, mostrar a nossa força e contribuir para que outras meninas com o meu estilo possam se orgulhar da própria beleza”, falou ela, ao site EGO.
- TSE é cobrado a ter campanha de conscientização ao voto em negros
- Lula ataca Bolsonaro e se diz disposto a ‘reconstruir’ o Brasil
- MC Rebecca é vítima de racismo após comemorar conquista na web
- Racismo: modelos negras são comparadas a escravas após desfile
A Miss conta que, assim como a maioria dos negros brasileiros, também já foi vítima de racismo. “Quem nunca sofreu com preconceito no Brasil? Infelizmente as pessoas têm problemas com as diferenças. Por muito tempo a questão da cor serviu para diferenciar as pessoas, colocando uns acima dos outros. Acaba que ainda existem situações em que sofremos por conta dessa ideia que ainda persiste em parte da sociedade.”