À margem das prateleiras: legumes e frutas “feias” protagonizam campanha contra desperdício

Em tempos de crise no Velho Mundo, campanha auxilia economia de custos domésticos

30/06/2014 12:00 / Atualizado em 25/07/2014 16:31

Tradicionalmente, os padrões de qualidade exigem frutas e legumes em perfeita conformidade, ainda que, visual. Feias, assimétricas e desprezadas, as frutas fora dos padrões estéticos convencionais quase sempre, sem lugar no gosto comum, tem como destino o triste fim obscuro dos lixos, à margem das prateleiras.

Em campanha contra o desperdício, uma grande rede de supermercado francesa lançou uma irreverente ação para incentivar o consumo dos alimentos deformados. “Les fruits & legumes moches” ou em português “Frutas e Legumes Feios” abriu caminho contra o preconceito e, já nos primeiros dias de vendas, com 30% de desconto, comercializou 1,2 toneladas de alimentos “excluídos” em diferentes lojas da rede.

Campanha pela valorização de alimentos desfigurados ganha destaque na mídia internacional.
Campanha pela valorização de alimentos desfigurados ganha destaque na mídia internacional.

Em um ato de conscientização, a campanha se projeta contra o exorbitante desperdício de alimentos registrados na Europa, que poderia alimentar 200 milhões de pessoas, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas).

Frutas e legumes deformadas do mundo, uni-vos!

Adaptada para uma versão em inglês, “Inglorious Fruits and Vegetables” , a campanha deve chegar a países vizinhos como Portugal e Bélgica, além das quase duas mil lojas do grupo espalhadas na França.