‘A máscara dos hipócritas sempre cai’, diz Joice sobre saída de Moro
Confira postagens de políticos sobre o agravamento da crise do governo federal
A saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça virou o tabuleiro da política nacional de cabeça para baixo. Em seu ato final, o ex-juiz federal revelou os bastidores de uma crise que envolve interferência política, disputa de poder e instabilidade de um governo que começa a ruir sua base a partir das próprias decisões.
No pronunciamento de despedida, o ex-ministro apontou crimes de responsabilidade cometidos por Bolsonaro que explicitam desvio de conduta no combate à corrupção. Sobretudo quando o alvo das investigações atinge familiares e aliados políticos.
Diante do estardalhaço midiático causado pela saída de Moro, personalidades políticas usaram as redes sociais para manifestar repúdio aos desmandos do atual governo. Confira as reações:
- Por que governo vai revisar dados de quem declarou em programas sociais que mora sozinho?
- AGU manda prender Anderson Torres, secretário exonerado de Segurança do DF
- Por que o ex-empresário de Jair Renan Bolsonaro foi preso?
- Lula reforça compromisso contra a fome e alfineta Bolsonaro em discurso
É hora de falar. Pr está cavando sua fossa. Que renuncie antes de ser renunciado. Poupe-nos de, além do coronavírus, termos um longo processo de impeachment. Que assuma logo o vice para voltarmos ao foco: a saúde e o emprego. Menos instabilidade, mais ação pelo Brasil.
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) April 24, 2020
O “rei” está nu. Ele agora exibe a sua completa nudez da mínima vestimenta republicana, e a sua máscara moralista acaba de ser publicamente arrancada.
— Marina Silva (@MarinaSilva) April 24, 2020
O Brasil perde muito com saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça. Moro mudou a história do País ao comandar a Lava Jato e colocar dezenas de corruptos na cadeia. Deu sinal de grandeza ao deixar a magistratura, para se doar ainda mais ao nosso País como ministro.
— João Doria (@jdoriajr) April 24, 2020
MORO É HERÓI NACIONAL. UMA GRANDE DERROTA DO PAÍS. LAMENTO MUITO POR ESSA GRANDE PERDA SOFRIDA.
TRISTE DIA. GRANDE DERROTA AO COMBATE À CORRUPÇÃO! pic.twitter.com/btQsaiN6jc— Major Olimpio (@majorolimpio) April 24, 2020
Sérgio Moro pede demissão. Que não nos esqueçamos: passou 16 meses blindando Bolsonaro e sua gangue da investigação de toda sorte de crimes. Moro desiste em causa própria: salvar sua imagem. Pula do barco no momento em que Bolsonaro se torna insustentável. Que caiam os dois!
— David Miranda (@davidmirandario) April 24, 2020
Pode demorar 4 anos, mas a máscara dos hipócritas sempre cai. Quem quer controlar a PF, bananinha, é seu PAI, pra proteger vc e seus irmãos dos crimes que cometeram: gabinete do ódio, rachadinha. Só escolher! #MoroTambémFoiTraídoPorBolsonaro https://t.co/0XhjjoEsa3
— Joice Hasselmann (@joicehasselmann) April 24, 2020
O trabalho realizado sempre foi técnico.
Durante a epidemia trabalhamos mais próximos, sempre pensando no bem comum.
Parabéns pelo trabalho Ministro @SF_Moro. O país agradece!
Outras lutas virão!— Henrique Mandetta (@lhmandetta) April 24, 2020
Assisto com tristeza ao pedido de demissão do meu ex-colega, o Juiz Federal Sergio Moro, cujos princípios adotamos em nossa vida profissional com uma missão: o combate ao crime. Ficaria honrado com sua presença em meu governo porque aqui, vossa excelência, tem carta branca sempre
— Wilson Witzel (@wilsonwitzel) April 24, 2020
Agora precisamos atentar para o seguinte: a coletiva de Moro foi um depoimento de delação premiada! Vamos averiguar todas as declarações do agora ex-ministro Sérgio Moro e tomar as medidas cabíveis.
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) April 24, 2020
Moro sai atirando no fascismo que defende e ajudou a fabricar. Os crimes de responsabilidade apontados por ele são estarrecedores e gravíssimos: controlar investigações,blindar filhos,interferir na PF para ter acesso a relatórios sigilosos são o fim da linha. Com Nixon foi assim.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) April 24, 2020
Bolsonaro apoiou sua eleição em Moro e Guedes. Com eles, vendeu a ilusão de que combateria a corrupção e melhoraria a economia. A saída de Moro mostra que o presidente não consegue sequer manter seus aliados próximos, imagine costurar saídas pra crise. Brasil sem direção!
— Alessandro Molon (@alessandromolon) April 24, 2020
Nesta confrontação chocante entre Moro e Bolsonaro, o País ganha muito com a briga em si. Só hoje já tivemos notícia de uma lista de artigos do código penal além de crime de responsabilidade: prevaricação, falsidade ideológica, tráfico de influência, (…)
— Ciro Gomes (@cirogomes) April 24, 2020
Minha solidariedade a Sergio Moro. Exerceu excelente trabalho no MJSP e merece os méritos dessa conquista. A atitude de Bolsonaro representa traição à direita. O compromisso do presidente não é com combate à corrupção, mas com a própria família e o próprio projeto de poder. pic.twitter.com/5sJDbNtJCj
— Kim Kataguiri (@kimpkat) April 24, 2020