A palavra tropicalista inspirou o “Silêncio!”

A música tropicalista “Palavra em Palavra”, feita por Caetano Veloso inspirou a exposição “Silêncio!”, com curadoria da francesa Audrey Illouz. Ela acontece até a segunda quinzena de janeiro, na Galeria Vermelho, em Higienópolis. A mostra contém obras de Nathalie Brevet & Hughes Rochette, Manon de Bôer, Joseph Dadoune, Marilá Dardot, Angela Detanico & Rafael Lain, Anne Durez, Laurent Fievet, Mauricio Ianês e Manuela Marques.

divulgação
Primeiro disco do movimento

“Silêncio!” se usa da noção do grito expressado no contexto da ditadura militar, para abordar o paradoxo entre discurso (a palavra) e a ação (gritar), mas, sobretudo, no grito como fundamento na elaboração do discurso (um som que não é ainda uma palavra articulada).

Embora a mais conhecida representação pictórica do grito apareça na obra “O Grito”(1893) de Eduard Munch, trabalhos mais recentes sobre o tema mergulham o observador em um estado de mudez. Utilizando a noção do grito, o projeto pretende questionar as formas de resistência no âmbito da arte atual, relacionando contextos políticos, sociais, culturais, psicológicos e lingüísticos.

Por Redação