A vida real em quadros

06/08/2009 18:01 / Atualizado em 14/03/2013 14:07

O 13º Festival de Cinema Judaico apresenta amanhã, 7, o documentário sobre um dos maiores quadrinistas de todos os tempos, Will Eisner. Criador do herói Spirit, Eisner nasceu em Williamsburg, Brooklyn, e viveu na época em que os quadrinhos eram preciosidades do jornal. Influenciado por seu pai, um sonhador, pintor de cenários; e desencorajado por sua mãe, que não via como os quadrinhos poderiam reservar ao seu filho o melhor dos mundos, o filme traz também depoimentos de outros artistas e escritores como Gil Kane e Joe Kubert.

divulgaçãoWill Eisner
Will Eisner

O documentário traz depoimentos emocionados de Eisner sobre sua família relatos de infância. “Eu me lembro de passar minhas férias na escada de incêndio por não ter dinheiro”, comenta o artista.

“Will Eisner: Portrait of a Sequential Artist” é uma homenagem ao artista, que busca explicar a paixão e o sentido que as imagens em quadros tiveram na década de 30. O filme mostra também imagens do arquivo de Nova York.

Autor de “Spirit”, Eisner elevou as histórias em quadrinhos ao status de arte. Procurando por um trabalho com conteúdo mais maduro, passou dois anos criando pequenas estórias denominadas por ele, de graphic novels. Destacam-se “New York, the Big City”, “O edifício”, “Pessoas Invisíveis” e “Pequenos Milagres”.

O filme faz parte da programação do 13° Festival de Cinema Judaico. A projeção acontece, na sexta-feira, 7, na Associação Brasileira “A Hebraica”, às 20h30.

Assista a um trecho do filme

http://www.youtube.com/watch?v=RJbEfScSYVQ